Assinar


Cultura Exclusivo

Muitos sóis e luas de relação entre Pombal e o festival da cultura do Mediterrâneo e da lusofonia

O festival Sete Sóis Sete Luas prossegue já este fim de semana com teatro de rua catalão esta sexta-feira, dia 19 de agosto, e com música em sabir, no sábado.

Sete Sóis Sete Luas continua a trazer novas cores a Pombal CMP

Agosto é pródigo em cartazes sonantes, seja pelos festivais de verão cobertos de pomposas estrelas internacionais, seja pelas festas populares onde reinam os artistas… populares. Mas em Pombal desde 2015 que se aposta num festival com um embalo diferente para as noites quentes. Sete Sóis Sete Luas celebra a cultura dos países banhados pelo Mediterrâneo e ligados pela lusofonia com um ritmo muito próprio, que passa, confiante, por várias cidades e vilas.

“Não é um festival de star system”, esclarece Marco Abbodanza, diretor artístico deste projeto nascido em 1993. Nestes espetáculos que cruzam culturas, “o público vai à descoberta”, porque “já tem confiança” na qualidade de quem sobe ao palco. “É uma programação com surpresas e muitas figuras, cada noite é diferente. O público sabe que mostramos ‘produtos’ de alta qualidade”, realça o organizador.

Sete Sóis Sete Luas já construiu uma reputação. É referência pela constelação de artistas que faz gravitar em itinerância, com destaque para as orquestras que cria a cada edição. Nelas convivem artistas de muitas nacionalidades, “embaixadores das suas culturas” embarcados numa “aventura musical musical e humana”, onde “se vive um clima muito bom, um exemplo de tolerância, onde a diversidade é exemplo de beleza”, descreve Marco Abbondanza.

Este ano, há dois artistas de Pombal neste impulso do Sete Sóis Sete Luas: a cantora Bárbara Sousa integra uma orquestra de jovens talentos, “que nunca trabalharam juntos”, e o guitarrista Ricardo Silva, um “veterano” nestas andanças da interculturalidade.

Com Pombal, Marco Abbondança confessa haver já uma relação especial, nutrida por sete anos de relacionamento. “Desde 2015 Pombal abraça com muito carinho o nosso festival. Já fidelizou um belíssimo público, muito atento e curioso. Encontrámos aqui uma das cidades que mais se entusiasmaram com o festival”.

E o entusiasmo prossegue já este fim de semana com mais duas propostas: esta sexta-feira, dia 19, há teatro de rua catalão com os L’Avalot, e no sábado, dia 20, os italianos Piccola Banda Ikona mostram música em sabir, antiga língua mediterrânica (ambos na Praça Marquês de Pombal, 22 horas, entrada livre).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados