Assinar
Cultura

Projeto “Museu na Aldeia” nomeado para o Prémio Escolha do Público no Europa Nostra

Depois de vencer o Prémio Europeu do Património Cultural, projeto leiriense luta agora pelo favoritismo do público.

fotografia de grupo de idosas do concelho de Pombal envolvidas no projeto Museu na Aldeia
Obra inspirada na Carpete em Bracejo da Ilha, concelho de Pombal Gil de Lemos

O projeto “Museu na Aldeia”, desenvolvido pela SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, é um dos dois candidatos portugueses aos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, na vertente “Escolha do Público”.

O “Museu na Aldeia” concorre na categoria de “Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos”, enquanto o Convento dos Capuchos, em Sintra, é candidato ao favoritismo do público no que toca à “Conservação e Reutilização Adaptativa”.

A votação está a decorrer online até 11 de setembro, devendo os utilizadores escolher, por ordem de preferência, três projetos entre as três dezenas de nomeados e que foram vencedores dos prémios europeus do património cultural. Nessa vertente, o projeto de Leiria alcançou o reconhecimento do júri pelo trabalho colaborativo de valorização do património cultural e das tradições, que os intervenientes dos 26 municípios da Rede Cultura desenvolveram junto das comunidades de idosos.

Em nota de imprensa, a SAMP salienta que “é a primeira vez que Portugal é representado por um projeto leiriense no âmbito destes prémios, na categoria Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos”.

“Museu na Aldeia” permitiu a comunhão entre museus e aldeias dos municípios da Rede Cultura: 13 museus emprestaram peças a comunidades isoladas; depois discutiu-se e produziram-se obras de arte com habitantes maiores de 65 anos; finalmente, as criações foram apresentadas nos museus.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados