Assinar
Ourém

Rota das Azenhas inaugurada nas festas do Olival

Primeira fase do projeto Inclui a requalificação do parque de merendas do Olival e um percurso pedonal e ciclável,

maquete da rota das azenhas

O percurso pedestre ao longo da ribeira que liga o Parque de merendas do Olival à fonte da Conceição, na União de Freguesias de Gondemaria-Olival, será inaugurado na próxima sexta-feira, 5 de agosto, pelas 18h30, numa cerimónia integrada nas festas da vila do Olival.

Esta primeira fase, com uma extensão de 400 metros, numa área de 10.500 m2, interliga antigas azenhas, levadas, linhas de água e paisagens naturais. Inclui a requalificação do parque de merendas do Olival, um percurso pedonal e ciclável entre a Junta de Freguesia e o Rancho Folclórico Moleiros da Ribeira e um percurso secundário junto ao lago, com pequenas áreas de estadia. O valor do investimento é de 232 mil euros.

Em abril do ano passado, quando da aprovação do projeto, a Câmara de Ourém explicou que o percurso “pretende potenciar a visitação, contemplando a valorização do património paisagístico, natural e cultural, através da aproximação de elementos como as antigas azenhas, levadas, linhas de água e vegetação natural associada”.

O projeto tem também uma “componente pedagógica e de envolvimento” dos utilizadores com o contexto rural, hídrico e patrimonial daquela zona.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados