Assinar
Porto de Mós

Tocadores de concertina de todo o país participam em encontro na Barrenta

São esperados mais de 550 tocadores de concertina na 21ª edição que acontece em setembro.

Miúdos e graúdos mostram o talento na concertina Centro Cultural da Barrenta

A aldeia da Barrenta, em Porto de Mós, volta a acolher o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, no dia 24 de setembro.

O evento, que regressa este ano ao formato presencial, pretende dar continuidade à última edição, que em 2019 juntou mais de 550 tocadores de concertina e milhares de visitantes nesta pequena aldeia, com cerca de 38 habitantes. Este ano, a organização, a cargo do Centro Cultural da Barrenta, espera igualar ou superar o número de participantes de 2019.

Note-se que em 2020 e 2021, o encontro foi assinalado apenas em formato online com um palco móvel que percorreu as freguesias do município de Porto de Mós.

Além da música produzida pelas concertinas, o evento irá ter também duas zonas de tasquinhas com os sabores tradicionais da região, bem como bancas dedicadas ao artesanato.

Novidade nesta 21ª edição, é a maior aposta nos desafios de cantares, chamando mais artistas reconhecidos a nível nacional, explica a organização em comunicado.

O Encontro Nacional de Tocadores de Concertina nasceu em 2002 com o objetivo de “dar vida a uma pequena aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade”. Desde a estreia, em que participaram 40 tocadores, o evento tem vindo a crescer e é “um marco que perpetua um dos instrumentos mais típicos da [nossa] cultura popular”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.