Assinar
Cultura

Batalha e Coimbra repartem curso livre sobre “A monarquia guerreira: de condado a reino”

Formação decorre entre 22 de outubro e 12 de novembro e é aberto ao público, com foco particular para professores do ensino básico e secundário.

O período denominado como o da formação de Portugal, ou “nascimento da nacionalidade”, é o mote para um curso livre que se reparte pelo Mosteiro da Batalha e pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A formação aborda a época durante a qual “as questões em torno da construção identitária e da definição de fronteiras no reino – físicas e mentais, bem como dos modos de inter-relacionamento com os restantes corpos sociais e com os restantes reinos ibéricos – cristãos e islâmicos – foram delineados de forma definitiva”, refere a organização.

O curso livre decorre em quatro fins de semana, entre 22 de outubro e 12 de novembro: os três primeiros fins de semana na Batalha, o derradeiro em Coimbra.

Destinado a um público alargado mas com particular atenção a professores do ensino básico e secundário, o curso pretende “fornecer perspetivas atualizadas e fundamentadas sobre cada um dos reis deste período, a sua ação governativa, o relacionamento com os restantes grupos sociais, a influência na construção e ordenação do reino e o seu espaço e a interação com os restantes reinos peninsulares”.

No final, haverá ainda a análise à “construção da memória destes reis, que desempenhou e ainda desempenha um papel fulcral no imaginário colectivo da sociedade portuguesa”.

A coordenação está a cargo de Amélia Aguiar Andrade, Maria João Branco, João Luís Fontes, Joaquim Ruivo e António Rodrigues.

O programa está disponível aqui. Outras informações em se@mbatalha.dgpc.pt ou através de 244 765 497.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados