Assinar
Cultura

Caretos inspiram exposição fotográfica no Museu da Imagem em Movimento

Fotografias de Rui Miguel Pedrosa podem ser apreciadas entre 25 de setembro e 27 de novembro.

fotografia dos caretos em festa
Rui Miguel Pedrosa

De chocalhos à cintura e vara na mão, os Caretos correm, saltam, dançam, perseguem as raparigas solteiras e intimidam visitantes.

As personagens misteriosas do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro estão em destaque na exposição fotográfica de Rui Miguel Pedrosa, “Chocalhadas”, que inaugura às 16 horas de 25 de setembro, no Mimo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

A Câmara de Leiria explica em comunicado que a origem dos Caretos remonta a “uma sociedade secreta que, sob o anonimato assegurado pelo disfarce, gozava de uma liberdade sem paralelo. Acredita-se que os atos errantes dos Caretos seriam uma maneira de expurgar o mal e purificar a comunidade”.

Os trajes destas figuras são passados de geração em geração e “restaurados”, de forma a que a sua utilização possa perpetuar no tempo. Antigamente, eram apenas os rapazes solteiros que se vestiam de Caretos para “‘chocalhar’ as raparigas solteiras”. Atualmente, é uma tradição que se estende além do género e da idade.

A exposição “Chocalhadas” pode ser visitada diariamente até 27 de novembro, entre as 9h30 e as 17h30.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados