Assinar
Ambiente

Depressão “Danielle” provoca agitação marítima na costa ocidental a partir de sexta-feira

Previsões indicam que os efeitos da depressão deverão sentir-se no início da próxima semana em todo o território do continente.

O furacão Danielle deverá passar a ser classificado como tempestade extra-tropical, a partir de amanhã dia 8, e seguir uma trajetória em direção ao território continental, informa o IPMA.

Em comunicado, o IPMA indica que o furacão, que estava previsto atingir o arquipélago dos Açores, mudou de trajetória e “vai perder, pouco a pouco, as suas caraterísticas tropicais, tornando-se uma depressão mais típica das latitudes médias nesta época do ano”.

Apesar de ainda existir alguma incerteza quanto à direção que a depressão remanescente de Danielle irá ter, as previsões indicam que deverá “aproximar-se à Península Ibérica no início da próxima semana”.

“A ondulação frontal associada a essa depressão, alimentada por uma massa de ar quente e muito húmida, deverá trazer precipitação moderada e persistente em todo o território do continente e vento moderado a forte (até 50km/h) na faixa costeira e nas terras altas a partir de domingo, dia 11”, indica.

“O impacto na agitação marítima na costa ocidental do continente comecerá a ser sentido a partir da tarde de sexta-feira, dia 9, com ondas noroeste de altura significatíva entre 1,5 e 2 metros e período de 16 segundos e será mais intenso a partir de segunda-feira, dia 12, com ondas do quadrante oeste com altura significativa prevista entre 3,5 e 4 metros”, acrescenta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados