Assinar
Leiria

Mobilidade garante prémio de inovação a equipa do Politécnico de Leiria

O projeto Future of Electric Mobility “incorpora a mobilidade micro e multimodal, através de baterias não tóxicas de enxofre de sódio”

Um projeto que consiste em “apresentar soluções práticas e limpas de energia para o futuro da mobilidade elétrica, democratizando a procura e o fornecimento de energia”, da responsabilidade de estudantes e professores do Politécnico de Leiria, acaba de vencer o Prémio de Cocriação de Inovação, no âmbito do Link Me Up – 1.000 Ideias.

Para cumprir os seus objetivos, a iniciativa Future of Electric Mobility, em que também participaram estudantes do Brasil e Índia, “incorpora a mobilidade micro e multimodal, através de baterias não tóxicas de enxofre de sódio. Estas baterias permitem o armazenamento de energia criada e uso quando necessário”.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa constituída por Paulo Lourenço, estudante da licenciatura em Engenharia Automóvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG); Maria Inês Silva, estudante da licenciatura em Marketing Turístico, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, e Leandro Neves Sousa, estudante de Engenharia Automóvel, da ESTG.

Também a integraram Adriano Gatti Moreira, estudante em Engenharia de Automação e Controlo do Instituto Federal Fulminense (Brasil), e Archee Verma, estudante em Engenharia Mecânica, do Vellore Institute of Technology (Índia).

A equipa foi apoiada pelos professores Marcelo Gaspar e Luís Serrano, da ESTG, representando também o Centro de Investigação Inteligente para a Mobilidade Sustentável, entidade parceira.

O Link Me Up – 1.000 Ideias é um projeto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses. As equipas têm de resolver casos reais que as empresas e outras organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

A nível nacional, conta com 491 casos desenvolvidos, envolvendo aproximadamente 2.500 estudantes, 570 facilitadores e 462 empresas e instituições. O objetivo é atingir, até ao final do próximo ano, 1.000 ideias, ou seja, 600 casos de cocriação de inovação e 400 ideias de negócio, e o envolvimento de 4.835 estudantes e 600 empresas, bem como gerar a criação de 50 empresas.

O Link Me Up – 1.000 Ideias conta com um investimento de 5,9 milhões de euros e um financiamento de 4,7 milhões de euros de fundos comunitários.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados