Assinar
Leiria

Orçamento Participativo de Leiria admite 16 propostas para votação do público

As ideias a concurso serão apresentadas publicamente no dia 21. A votação decorrerá entre 26 de setembro e 7 de outubro.

Há várias propostas para instalação e remodelação de ginásios ao ar livre Joaquim Dâmaso

Das 36 propostas apresentadas por cidadãos de Leiria ao Orçamento Participativo (OP) 2022/2023, 16 foram admitidas para submeter à votação do público.

A instalação de suportes para estacionamento de bicicletas na avenida Heróis de Angola, a implementação de um projeto de formações intensivas de psicologia positiva em contexto escolar para educadores de infância e assistentes operacionais do pré-escolar, e a pintura de um mural com melhoria da iluminação na passagem pedonal do percurso Polis sob a circular interna são algumas das ideias a concurso.

Há quem proponha também um projeto [Pequenos Grandes Embaixadores] que visa, através de jogos didáticos e lúdicos, envolver e aproximar as crianças da freguesia de Monte Real e Carvide à comunidade, tradições e património locais.

A criação de um mural na parede lateral do pavilhão gimnodesportivo da Bajouca para assinalar os 50 anos da freguesia com participação de artistas plásticos/designers locais é outra proposta admitida.

A nível desportivo e de lazer, outros cidadãos propuseram a instalação de um ginásio ao ar livre no jardim da Vala Real, em Leiria, bem como a remodelação de outros dois que já existem no percurso Polis, com reparação dos equipamentos danificados ou avariados.

A construção de um espaço multidesportivo na Quinta do Alçada para a prática informal de desportos coletivos, a requalificação dos campos desportivos da urbanização Vale do Lobo, a renovação do campo de futebol da escola do 1º ciclo da Carreira com aplicação de relva sintética, a instalação de um espaço de “street workout” em São Romão e a melhoria das condições de usufruto do espaço exterior do Centro Escolar dos Parceiros integram o conjunto de propostas aceites.

A beneficiação do Jardim-de-Infância de Santa Eufémia, a criação de um Centro de Artes em Amor, na casa que foi do “senhor Serra”, com instalação de museu ou biblioteca no antigo lagar, e a instalação de uma moldura em madeira junto ao Santuário dos Milagres para os visitantes poderem tirar fotografias com o templo em pano de fundo são ideias que vão ser também levadas a votação.

A lista das propostas admitidas e excluídas, com estimativas de orçamento e divulgação dos motivos de exclusão, pode ser consultada na plataforma do OP no site da Câmara de Leiria.

Segundo a autarquia os principais motivos de rejeição prendem-se com “a ausência de estimativas orçamentais, a coincidência com projetos que o município pretende desenvolver e o facto de não incidirem sobre propriedades do domínio municipal”.

A apresentação pública das ideias admitidas tem lugar na quarta-feira, dia 21, no Teatro José Lúcio da Silva, sendo a sessão transmitida em direto através da página do Facebook do município.

A votação irá decorrer entre 26 de setembro e 7 de outubro, sendo os resultados divulgados a 12 de outubro.

Para a execução dos projetos mais votados no âmbito do OP, a Câmara disponibiliza o montante de 835.998,71 euros, correspondentes a 1,5% das despesas de capital do município do ano anterior (526 mil euros) a que acresce o valor remanescente (310 mil euros) da última edição do OP.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.