Assinar
Cultura

Ranchos da Região de Leiria e do Coimbrão no Desfile Nacional do Traje Popular Português

Monção recebeu a 25ª edição do desfile, que contou com a participação de mais de 1.200 elementos de ranchos de todo país e do estrangeiro.

Dois ranchos de Leiria participaram no desfile, aqui o quadro etnográfico dedicado às Festas e Romarias

Dois ranchos do concelho de Leiria marcaram presença na 25ª edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português, que regressou dois anos depois, com uma verdadeira festa da etnografia que juntou mais de 1.200 participantes no dia 24 de setembro em Monção.

O Rancho Flores do Verde Pinho, do Coimbrão, com oito elementos, e o Rancho da Região de Leiria, com sete folcloristas (entre eles quatro com idades entre os 14 e 16 anos), integraram o desfile, que teve narração de outra personalidade da região ligada à etnografia, Maria Emília Francisco.

Do Coimbrão foram até Monção participantes nos quadros etnográficos ligados aos trajes do Mar (a partir das 01h18m00 do vídeo partilhado nesta notícia), com mulher a apregoar e pescador a tocar búzio, no Trabalho, com a mulher de cesto à cabeça (01h02m18) e o resineiro e serrador braçal (01h15m40) e Festa e Romaria, com um par (02h40m00).

O Rancho da Região de Leiria esteve na passagem de modelos da Tecelagem (38m40s), com uma dobadoura, uma mostra de mantas de farrapos/retalheiras e uma demostração de magogos (novelos de farrapos); da Feira (01h36m00), com um par de compradores, tendo a moça a sua condessa (cesta de verga) e o rapaz um alforge; e Festas e Romarias (02h37s00), no cortejo de andores com uma oferta dos tradicionais bolos de festa.

festa e romaria é dos últimos

tecelagem dos primeiros

Esta organização da Federação do Folclore Português procura divulgar e valorizar o o modo de trajar do povo português nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX. Em Monção, estiveram este ano mais de 1200 folcloristas pertencentes a ranchos folclóricos federados, entre eles alguns representantes do estrangeiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.