Assinar
Desporto

Seis concelhos da região celebram Semana Europeia do Desporto

Atividades são gratuitas e pretendem incentivar à prática do exercício de forma regular.

Semana Europeia do Desporto em 2022 foi apresentada com a participação de vários atletas no Jamor, no passado dia 19 de setembro IPDJ

As primeiras atividades começaram a queimar calorias e promover o fair play logo no início da semana, mas é a partir de amanhã, dia 23, e até 30 de setembro, que a atividade física vai estar em destaque.

Na 8ª edição da Semana Europeia do Desporto, além das emblemáticas #BEACTIVE NIGHT (corrida e caminhada noturna de 5 km) e #BEACTIVE em FAMÍLIA (mais de 32 atividades para experimentar em família), há dezenas de modalidades para experimentar, por atletas de todas as idades.

“A introdução da prática desportiva no nosso quotidiano e o combate ao sedentarismo, na escola, em família, no emprego, são a melhor forma de projetarmos com sucesso o nosso futuro coletivo. É, por isso, um enorme prazer para mim estar aqui, hoje, a dar o tiro de partida para uma semana que se prevê muito ativa e intensa… e que está aberta a todos os portugueses, sem exceção. A Semana Europeia do Desporto é, sem dúvida, uma iniciativa que merece o nosso aplauso e todo o nosso apoio e carinho”, afirmou na sessão de abertura, no dia 19, no Jamor, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Na região são seis os concelhos que aderiram à iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Politécnico de Leiria concentra as atividades na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Esta quinta-feira há Danças do Mundo. No dia 23, o convite é para conhecer melhor krav maga (11 às 12 horas) e tai-chi (12 horas às 12h45).

No sábado, a família é convidada a fazer exercício em conjunto, com um bootcamp, entre as 10 e as 11 horas.

Na segunda-feira, dia 26, entre as 10 e as 17 horas, há aeróbica, danças coreografadas e disc golf. Às 15 horas tem início o workshop ”Exemplos de Boas Práticas de Atividade Física no Politécnico de Leiria”.

Para dia 27, está agendada uma sessão de pilates (12h às 12h45) e de kendo (18 às 19 horas), enquanto na quarta-feira, dia 28, é a vez do tiro com laser e esgrima (14 às 16 horas). No dia 29, o programa apresenta a aula do coração (12h30 às 13h15), e no último dia desta semana desportiva, o empenho será dedicado ao judo, ioga e jogos motores.

Na Marinha Grande, as atividades estão marcadas para esta quinta-feira, associando iniciativas do Dia Europeu sem Carros, de prevenção rodoviária, promoção da atividade física e desportiva, checkup gratuito às bicicletas, mostra da evolução da bicicleta ao longo dos anos, Fun Zone e atividades de promoção da saúde e prevenção da doença.

No dia 26, os colaboradores do Município da Marinha Grande são desafiados a caminhar no âmbito do Projeto Beactive@work, atividade que pode contar com a participação de toda a comunidade. A iniciativa contará com o atleta olímpico Raimundo Santos, embaixador da programa no Município da Marinha Grande e pretende incentivar os trabalhadores para a prática de atividade física.

Em Porto de Mós, Óbidos e Caldas da Rainha, a Semana Europeia do Desporto, entre os dias 23 e 30 de setembro, “olha” para o andebol, artes marciais, atletismo, caminhada, ciclismo, fitness, futebol, futsal, ginástica, minigolfe, natação pura, pedestrianismo, trail, voleibol e zumba, com sugestões para todas as idades e atividades inclusivas.

No dia 27, a Autarquia de Caldas da Rainha e a Federação Portuguesa de Basquetebol inauguram, às 17h30, o campo 3×3 BASKETART, com presença participação dos atletas da SIR “Os Pimpões”.

Também na terça-feira, ao final do dia, na Benedita, Alcobaça, os alunos do primeiro ciclo podem ter uma primeira experiência de sakte, no SLX Benedita – Skate, Learn and Experience.

Pombal espera cerca de meia centena de curiosos para experimentar padel e ténis, com a colaboração do Clube de Ténis de Pombal. O aluguer de campos é gratuito e a aula de experimentação tem a ajuda de um treinador, entre as 18 e as 20 horas, do dia 23 até ao dia 30.

No dia 28, a Cercipom organiza, como é sua prática entre os utentes, uma caminhada, no percurso pedreste da Serra de Sicó, numa distância de aproximadamente 8/10 km, com o fim de criar hábitos de vida saudável.

Em Leiria, o sábado será um dia preenchido. A Airbike – Associação de Ciclismo de Leiria realiza o BeActive GPS Raid, uma “voltinha” de BTT, guiada por GPS, em autonomia, numa perspectiva também de partilha e confraternização. As inscrições e mais informações estão disponíveis aqui.

As celebrações do Dia Europeu do Professor de Educação Física 2022, promovidas pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), cumprem-se também este sábado, 24 de setembro, em Leiria.

O Dia Europeu do Professor de Educação Física pretende ser “um momento de reflexão conjunta e de justa homenagem a uma classe de profissionais” e é realizado em colaboração com as APEF (Associações regionais de Professores e Profissionais de Educação Física e Desporto).

As atividades do Dia Europeu do Professor de Educação Física vão-se realizar no Hotel Tryp Leiria (reuniões e almoço), a partir das 11h30, na Igreja de Nossa Senhora da Pena – Castelo de Leiria (sessão solene (15 horas) e porto de honra) e no restaurante Meeting (jantar e tertúlia “A Educação Física e o Desporto na Escola”, a partir das 19h30).

O ponto alto do evento é a tradicional sessão solene “Não há Educação sem Educação Física”, cerimónia de homenagem a professores e profissionais de todo o país, onde o CNAPEF e as APEF de cada região de Portugal propõem um nome de referência da área para ser justamente homenageado.

“Depois de dois anos de redução da atividade física devido à pandemia, a 8ª edição da Semana Europeia do Desporto constitui um reforçado apelo para a retoma da prática desportiva e da atividade física, nos clubes, nos ginásios, na rua, no contacto com a natureza, e até em casa ou no local de trabalho. Depende de cada um de nós colocar Portugal no lote dos países fisicamente mais ativos da Europa, e beneficiar do seu impacto positivo, a nível individual e coletivo, no plano da saúde, da economia e da coesão social”, acrescentou o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, na cerimónia de abertura da Semana Europeia do Desporto, no passado dia 19.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.