Assinar
Cultura

Caldas.Jazz arrancou hoje e oferece oito concertos até novembro

Jazz com harmónica e harpa, jazz árabe psicadélico ou a junção de fado e jazz são algumas das propostas do festival das Caldas da Rainha.

Yazz Ahmed apresenta nas Caldas da Rainha jazz árabe psicadélico YAZZAHMED.com

A Banda do Comércio e Indústria interpretou esta manhã, 22 de outubro, o programa Filarmónica.Jazz, naquele que foi o primeiro de oito concertos que o festival Caldas.Jazz apresenta nas Caldas da Rainha entre outubro e novembro.

Depois do espetáculo de hoje, o cartaz principal do festival tem início a 28 de outubro, com concerto do Real Combo Lisbonense no Centro Cultural e Congressos (CCC), recriando as orquestras e conjuntos de baile que animavam os bares, restaurantes, hotéis, casinos e festas em Portugal nos anos 40, 50 e 60 do século XX.

A 29 de outubro, o Grande Auditório recebe o tocador de harmónica Grégoire Maret e o harpista Edmar Castañeda, que apresentam o álbum “Harp vs Harp”.

Para 31 de outubro, o Caldas.Jazz acolhe Yazz Ahmed, uma das mais destacadas trompetistas e compositoras da cena jazz londrina, cujo trabalho reflete a herança britânico-bareinita. O resultado é descrito como “jazz árabe psicadélico, intoxicante e atraente”.

Já em novembro, o festival abre portas ao Tomás Marques Quarteto, uma banda formada para o Prémio Jovens Músicos, que junta o saxofonista que dá nome ao coletivo e outros alunos da Escola Superior de Música de Lisboa. O concerto é no dia 3.

Depois, o CCC recebe outro dos destaques do festival, o projeto Júlio Resende – Fado Jazz Ensemble, que se caracteriza por uma original combinação entre aqueles dois estilos musicais.

Com o pianista e compositor Júlio Resende estão em palco a fadista Lina Rodrigues e Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa), Alexandre Frazão (percussão) e André Rosinha (contrabaixo).

O Caldas.Jazz 2022 despede-se com Jacinta, que está de regresso ao palco com um novo projeto que sairá em disco ainda este ano, “Samba a Dois”. O espetáculo é no dia 5 de novembro.

Nesse mesmo dia, às 23 horas, Mateus Saldanha Trio (Nelson Cascais no contrabaixo e Francisco Gomes na bateria) apresenta-se no Café Concerto, numa das duas propostas da secção Jazz Out, a fechar o festival.

Mais informações disponíveis em https://festivalcaldas.jazz.com.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados