Assinar
Sociedade

Concurso de 25 milhões de euros para concessionar transporte de passageiros

Paralelamente, será lançado nos municípios de baixa densidade demográfica um projeto-piloto de transporte de passageiros, flexível e a pedido.

foto de mulher na paragem de autocarro à espera de transporte

A Comunidade Intermunicipal de Municípios da Região de Leiria (CIMRL) vai lançar um concurso público internacional, com um valor base de 25 milhões de euros, para concessionar o serviço público de transporte de passageiros nos 10 concelhos que a integram.

A concessão abrange 150 viaturas que vão assegurar o serviço de transporte público regular de passageiros de âmbito municipal, intermunicipal e inter-regional, serviço de transporte público urbano e alguns serviços de transporte especializados, para além do apoio ao serviço de transportes escolares.

Para os responsáveis da CIMRL, “este é um projeto decisivo para o futuro da mobilidade, do ambiente e da coesão na região, tendo merecido a unanimidade dos autarcas no reforço do investimento para melhorar o serviço de transporte público de passageiros”, refere nota enviada à imprensa.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Paulo Santos, primeiro secretário executivo da CIMRL, adianta que a base do concurso de 25 milhões de euros corresponde ao potencial de receita estimado para quatro anos, valor que os municípios estão disponíveis para reforçar até 1,2 milhões de euros, segundo refere.

As exigências no processo de concurso internacional refletem preocupações ambientais e de conforto que Paulo Santos discrimina. Pretende-se recorrer a material circulante mais sustentável com algumas viaturas elétricas, mais informação ao utente inclusivamente com o tempo de espera do autocarro e partilha de bilhética. “Há um esforço de modernização forte relativamente à rede de transportes públicos”, reforça.

Em 2021, foram apoiados na área da CIM, nos vários serviços de transporte, 47.587 passes e, no primeiro semestre deste ano, 34.199. No futuro, pretende-se que o número aumente a uma média de 10 a 15% por ano.

Novo serviço de transportes públicos em teste

Paralelamente, até final do ano, quatro municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vão implementar em regime de projeto-piloto, um serviço público de transporte de passageiros, flexível e a pedido, em parceria com os táxis.

O objetivo do projeto é “alargar e reforçar a oferta”, explica a CIMRL, e proporcionar soluções de mobilidade a populações que residam em áreas que não dispõem de transporte regular de transporte passageiros.

Numa primeira fase, será garantida “a cobertura adequada em zonas de menor densidade demográfica” como Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, clarifica Paulo Santos. O pedido de transporte terá de corresponder a uma deslocação dentro do próprio concelho e será de baixo custo, uma vez que é cofinanciado em 50% pelos municípios.

Funcionará de segunda a sexta-feira, mediante uma chamada gratuita para efetuar a reserva, até às 15 horas do dia útil anterior à viagem.

A partir de 2023, pretende-se que seja alargado aos restantes concelhos da CIM, inclusivamente Leiria, uma vez que também inclui freguesias rurais e lugares que não estão devidamente servidos, adiantou ainda Paulo Santos. No futuro, o serviço poderá contemplar a deslocação entre concelhos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados