Assinar
Leiria

Melhoria do Jardim de Infância de Santa Eufémia foi a ideia mais votada do Orçamento Participativo

Venceram ainda as cinco propostas a concurso nas categorias “Verde ou Imaterial” e “Jovem”.

O Jardim de Infância recebeu o maior número de votos da edição deste ano do OP de Leiria

A beneficiação do Jardim de Infância de Santa Eufémia foi a proposta mais votada do Orçamento Participativo (OP) de Leiria deste ano, tendo obtido 771 votos de um total de 2.354 registados.

Com um valor estimado de 208.999,68 euros, esgotou o plafond do montante atribuído à tipologia “Material”, que contou com dez ideias submetidas a concurso por cidadãos.

Embora tenham recolhido muito menos votos, serão ainda executadas as duas propostas admitidas na categoria “Verde ou Imaterial” e as três ideias a votos na tipologia “Jovem” pelo facto de a soma não atingir o montante máximo atribuído a cada uma, a saber 417.999,35 e 208.999,68 euros, respetivamente.

Venceram assim a proposta para “Formações intensivas de psicologia positiva aplicada ao contexto escolar”, que recebeu 95 votos e orça em 103.320 euros, e outra para criação de estacionamento para bicicletas na avenida Heróis de Angola, com um orçamento previsto de 15.000 euros. A proposta obteve 12 votos.

Já na categoria “Jovem”, ganhou o projeto “Pequenos Grandes Embaixadores”, que conquistou 60 votos, “Bajouca: Meio Século a Construir o Futuro”, que recebeu 39, e “Intervenção artística na passagem artística da Via Polis”, que arrecadou 21, estimando-se um investimento total de 45.885,50 euros.

De fora, ficaram nove propostas integradas na categoria “Material”, nomeadamente a reabilitação de uma casa antiga para instalação do Centro de Artes de Amor, que recolheu 505 votos; requalificação do espaço exterior do Centro Escolar dos Parceiros (414 votos); instalação de street workout em São Romão (154 votos) e de espaços desportivos na Urbanização de Vale de Lobo (130 votos).

A renovação do campo de futebol e envolvente da Escola Primária da Carreira recebeu por sua vez 110 votos; a criação de um equipamento multidesportivo na Quinta do Alçada 26 votos; a instalação de um ginásio ao ar livre para desporto informal no Jardim da Vala Real oito; a remodelação do ginásio ao ar livre para desporto informal no percurso Polis junto ao IMT seis, a de outro situado junto ao Parque Europa três.

Serão assim aplicados no total 373.205,18 euros dos 835.998,71 disponibilizados pelo município para a edição 2022/2023 do OP, transitando o remanescente – 462.793,53 euros – para a edição do próximo ano.

Foram este ano submetidas a concurso 36 propostas, tendo o júri admitido provisoriamente 16, “após verificação do cumprimento das Normas de Participação, nomeadamente a incidência sobre património do município, a incompatibilidade com os apoios do PRO Leiria, a legitimidade dos proponentes ou a apresentação de estimativas orçamentais, entre outros”, que passaram a 15 para colocar a sufrágio dos cidadãos.

Dos 4.703 participantes registados na plataforma dedicada ao OP no site da Câmara de Leiria, votaram 2.127, tendo sido recolhidos 2.354 votos no total.

“Estamos muito satisfeitos com a participação de todos os munícipes que se envolveram nesta edição do Orçamento Participativo, votando nas propostas que mais apreciaram”, adianta Catarina Louro, vereadora com o pelouro da Participação Cidadã, citada numa nota de imprensa.

Segundo a autarca, “este é um processo que tem vindo a ser continuamente melhorado e também por isso o número de propostas apresentadas e de votos tem crescido de edição para edição”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.