Assinar
Cultura

Museu da Batalha distinguido no Chile por projeto sobre o rio Lena

MCCB obteve o sétimo lugar na categoria que distingue novos projetos

Projeto envolveu alunos e professores e incidiu sobre o rio Lena CMB

“O Património e a Biodiversidade na Batalha em torno do Rio Lena – Conhecer para Proteger”, projeto lançado este ano, assegurou uma distinção internacional ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) nos prémios Ibermuseus de Educação.

A decisão, de dia 25, foi tornada pública em Santiago do Chile, a maior cidade do Chile, pela organização do prémio que este ano cumpre a sua 12º edição.

Este projeto envolveu 150 alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, uma das entidades parceiras do projeto, explica nota do município da Batalha que hoje deu conta do prémio obtido pelo museu. No âmbito do projeto distinguido, “foram realizadas ao longo do último ano letivo várias visitas de campo para além de diversas ações com a comunidade e uma exposição alusiva à fauna e à flora características deste que é o principal curso de água da Batalha”, reforça.

Esta iniciativa valeu ao MCCB o sétimo lugar na categoria II que se refere a novos projetos e que teve o Centro de Cultura e Ciência, da Argentina, como vencedor. Por sua vez, o “Museu de Tiflologia de Castelo de Vide: Recursos Educativos para a “Inclusão e a Cidadania”, projeto do Centro de Experiência Viva – Museu de Tiflologia / Fundação Nossa Senhora da Esperança, arrecadou o segundo posto, a melhor classificação lusa nesta edição.

No projeto da Batalha, sétimo nesta categoria, mas segundo melhor projeto nacional distinguido, o júri valorizou “a complementaridade de áreas como as ciências, a sustentabilidade, o património e a cidadania”, aponta o município.

Nesta décima segunda edição dos prémios, na categoria I – que se refere a projetos iniciados em 2020 ou 2021 -, foi vencedor o Museo La Tertulia, da Colômbia.

O prémio Ibermuseus da Educação 2022 recebeu 115 projetos de 17 países. Cada projeto receberá 5 mil euros na categoria I e 3.500 euros na categoria II.

Criado em 2007 em Santiago do Chile, “o Ibermuseus é o principal programa de cooperação para os museus da Ibero-América, tendo como principal objetivo promover o fortalecimento das mais de dez mil instituições museológicas”, nota o município da Batalha.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados