Assinar
Leiria

Novo parque verde contribui para “futuro mais sustentável” em Leiria

Parque Verde de Leiria foi inaugurado na tarde deste sábado. Às 21h30 há ainda concerto de Rodrigo Leão para animar o novo espaço verde.

CML

O Parque Verde de Leiria foi inaugurado na tarde deste sábado, dia 1, numa cerimónia que atraiu muitas famílias, mostrando que o novo espaço verde é direcionado para o convívio intergeracional.

Constituído por oito hectares de mancha verde, o novo parque localizado na zona de Porto Moniz, perto da A19, contempla ainda clareiras para utilização desportiva e recreativa, equipamento infantil, assim como zona de merendas.

Segundo o autarca de Leiria, Gonçalo Lopes, este parque “acrescenta oito hectares de qualidade de vida ao concelho de Leiria” e está integrado numa “estratégia muito ambiciosa de construção de um futuro mais sustentável” na cidade.

Durante a inauguração do espaço, Gonçalo Lopes aproveitou ainda para dar conta de alguns projetos que a autarquia se encontra a desenvolver na área ambiental, nomeadamente o alargamento do percurso Polis, a concretização do projeto Aquapolis na Barosa e a requalificação da encosta do castelo.

“No município de Leiria estamos profundamente empenhados na elevação do patamar de sustentabilidade do nosso território e muito em breve vamos apresentar um plano de ação, valorização e sustentabilidade ambiental do concelho, precisamente com o propósito de darmos passos efetivos no caminho da descarbonização e de tornarmos o nosso território mais resiliente face aos riscos inerentes às alterações climáticas”, anunciou.

O autarca mostrou-se empenhado na “afirmação do concelho como um território sustentável, de reduzida pegada ecológica”, um desafio em que pretende envolver toda a população, tal como as entidades públicas e privadas, lê-se em comunicado.

A abertura do parque ficou ainda marcada por atividades culturais, lúdicas e desportivas, que englobaram apresentações do Projeto Community, do Ginásio Clube Acrotumbs de Leiria, da Escola de Ginástica Formação Acrobática e da Escola de Dança Staccato.

Mas a inauguração não fica por aqui. O parque verde recebe hoje às 21h30 um concerto de Rodrigo Leão com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares (vocalista da banda The Gift) e o Coro do Orfeão de Leiria.

A animação no novo parque estende-se a domingo, dia 2, com o espetáculo “Rockquiem – Requiem para o Século XXI” interpretado por músicos de Leiria dirigidos por Alberto Roque.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.