Assinar
Saúde

Pombal acolhe 1ª Semana de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Mentais

O encontro começa na segunda-feira, com um programa dedicado aos cuidadores informais, e estende-se até sexta-feira, com diversas conferências e workshops.

enfermeira segurando as mãos de um utente idoso

Arranca na segunda-feira, no Dia Mundial da Saúde Mental, a 1ª Semana de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Mentais de Pombal, no Teatro-Cine.

A iniciativa, organizada pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) e o município de Pombal, decorre até sexta-feira, dia 14, com diversas conferências, mesas redondas e workshops.

A segunda-feira é dedicada aos cuidadores informais, estando programados quatro workshops subordinados aos temas “Eu, antes de cuidar”, “Intervenção social na saúde do cuidador e da pessoa com demência” e “Estratégias para cuidadores de pessoas com demência”. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória.

Na terça-feira, dia 11, tem lugar a primeira edição das Jornadas Ibéricas de Saúde Mental e Demência, com três painéis e intervenção de vários especialistas das áreas da saúde, social e cultural, entre os quais Alfredo Sá, médico neurologista, Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria, Diana Duro, neuropsicóloga, e Carla Mariza, responsável da Alzheimer Portugal- Delegação Centro, Horácio Firmino, psiquiatra, José Carlos Sequeira, enfermeiro especialista em Saúde Mental, e Ana Rute Costa, do projeto Mind Matosinhos.

“Intervir e refletir nas demências”, “Prevenir e Promover a Saúde Mental” e a apresentação de projetos nas áreas da demência mental são as temáticas que antecedem a conferência de encerramento, por Isabel Cabrera Lafuente, sa Universidade Autónoma de Madrid, e apresentação de comunicações livres.

Os restantes dias (12, 13 e 14) serão preenchidos com workshops práticos, estando a participação sujeita a inscrição prévia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados