Assinar
Sociedade

Aumento de ocorrências leva conselho municipal de segurança a pedir reforço de efetivos

Órgão municipal aponta ainda a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos militares e agentes no concelho de Leiria.

foto de agente da psp a falar com condutor de veículo em operação stop
Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Mais ocorrências e menos efetivos foi o ponto central da reunião de ontem, sexta-feira, do Conselho Municipal de Segurança e que levou este órgão a alertar para “a necessidade de incremento de efetivos das forças de segurança, mas também a melhoria das condições dos militares e agentes no concelho de Leiria, quer no que respeita a instalações e equipamentos”.

Nota de imprensa do município de Leiria, enviada este sábado às redações, refere que a posição resulta de uma análise aos dados da criminalidade, sinistralidade rodoviária, alargamento do sistema de videovigilância e diagnóstico social do concelho. O apelo ao aumento de efetivos tem ainda em consideração “os dados estatísticos e previsões macroeconómicas e demográficas, nacionais e locais”.

Na mesma nota, o município reforça que “das intervenções das forças de segurança, ficou evidente um incremento do número de ocorrências no período pós-pandémico, de diversa índole, mas também a redução de recursos, nomeadamente do efetivo da GNR e PSP”.

No Conselho Municipal de Segurança têm assento representantes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Leiria, das Juntas e Uniões de Freguesia, do Ministério Público, da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Esta entidade municipal é, ainda, composta por representantes das corporações de bombeiros, da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência, da Diocese de Leiria/Fátima, da Segurança Social, do Serviço de Reinserção Social, da Federação das Associações Juvenis, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (ACILIS) e da União de Sindicatos do distrito.

Segundo o município de Leiria, entre as competências do Conselho Municipal de Segurança estão, entre outras, a emissão de pareceres sobre temas como a evolução dos níveis de criminalidade na área do município, o dispositivo legal de segurança e a capacidade operacional das forças de segurança, os índices de segurança e o ordenamento social, tal como os resultados da atividade municipal de Proteção Civil e de combate a incêndios, a prevenção da toxicodependência, e ainda questões relacionadas com sinistralidade rodoviária ou violência doméstica.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados