Assinar
Mercado

Formandos da região de Leiria apurados para o Campeonato Nacional das Profissões

A prova irá decorrer em Portimão, em março de 2023

O núcleo do Cenfim da Marinha Grande foi um dos três núcleos do distrito envolvidos

Os três núcleos do distrito de Leiria do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Cenfim) conquistaram nove medalhas no concurso das profissões denominado “6º Cenfim Skills – 4º da Lusofonia”, cuja cerimónia de encerramento aconteceu na Marinha Grande.

Esta seleção de representantes do Cenfim no Campeonato Nacional das Profissões decorreu durante três dias, nos núcleos da Marinha Grande, Ermesinde e Porto, com a participação de 129 formandos, acompanhados por 72 preparadores e jurados, que concorreram em 11 profissões.

Entre os 13 núcleos do Cenfim, apenas não participou o de Arcos de Valdevez, por não ter formação de jovens e a Lusofonia esteve representada por uma equipa de Moçambique. Para a prova nacional seguem os melhores resultados de cada núcleo e de cada profissão.

Assim, na sexta-feira, dia 18, foi anunciado que o Núcleo do Cenfim da Marinha Grande conquistou duas medalhas de ouro (desenho industrial CAD e fresagem CNC), uma medalha de prata (prototipagem rápida) e uma medalha de bronze (desenho industrial CAD).

O núcleo de Caldas da Rainha obteve duas medalhas de ouro (construções metálicas, serralharia civil, e mecânica industrial) e uma medalha de prata (soldadura). O núcleo de Peniche obteve uma medalha de prata (mecânica industrial) e uma medalha de bronze (construções metálicas, serralharia civil).

As profissões mais participadas foram a soldadura (18 concorrentes), desenho industrial CAD (16) eletromecânica industrial, fresagem CNC e mecatrónica industrial (14 cada). No total foram entregues 59 medalhas.

Os formandos vão competir no campeonato nacional em Portimão, em março de 2023, e os medalhados com ouro em cada profissão seguem, integrados na seleção nacional, para o campeonato europeu (Polónia, em 2023) e para o campeonato mundial (França, em 2024).

Para o Cenfim, “além das competências inerentes para integrarem este desafio, todos os formandos se sagraram campeões na excelente atitude evidenciada durante os dias da prova”.

“Foram três dias de muitos nervos à flor da pele, mas foram também de foco, resiliência, determinação, coragem e vulnerabilidade, pois foram estas as características que os fizeram avançar, por forma a serem os dignos representantes” dos núcleos espalhados pelo país.

Entretanto, termina sábado, dia 26, o 46º Campeonato Mundial das Profissões 2022, que decorreu em 15 países envolvendo mais de mil jovens, oriundos de 58 países. Já garantiram medalhas de excelência, ouro e prata três formandos do Cenfim.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.