Assinar
Mercado

Grupo Le Duff comprou Panidor para “responder à crescente procura europeia”

A multinacional francesa explica em comunicado que a aquisição resulta do atraso na construção de uma unidade em França e da consequente necessidade de encontrar alternativas de produção

A multinacional francesa Le Duff justifica a aquisição da Panicongelados, a empresa de Leiria que detém a marca de produtos de padaria e pastelaria ultracongelada Panidor, com o atraso na construção de uma unidade em França e da consequente necessidade de encontrar alternativas de produção.

“A Bridor [subsidiária do grupo Le Duff] decidiu investir nos Estados Unidos, Portugal e Alemanha para garantir o seu crescimento global, face à oposição à construção da fábrica de Liffré, na Bretanha”, explicou a empresa na terça-feira, dia 8, em comunicado.

No que respeita à Panidor, refere que “adquiriu uma fábrica em Portugal, da mesma dimensão do atual projeto de Liffré, para responder à crescente procura europeia”. “Este novo local permite-nos fazer entregas para o sul da Europa, região mediterrânica, África e América do Sul, diretamente a partir do Porto de Lisboa”, explica o comunicado.

Segundo o grupo Le Duff, “a luta política e ideológica na Bretanha desde as duas últimas eleições bloqueou o arranque da fábrica Bridor em Liffré”. “Apesar do início do projeto em 2017, não haverá abertura antes de 2027, no mínimo. Não podemos esperar 10 anos para que os nossos projetos industriais se concretizem”, destaca o presidente e fundador do grupo, Louis Le Duff.

Em 2018, a Bridor decidiu construir em Liffré “uma nova fábrica ultramoderna de pastelaria e padaria, com receitas tradicionais e de muita qualidade, e esperava abrir no final de 2021 para responder à procura dos clientes em França e no exterior. No entanto, atualmente, ainda nem foi lançada a primeira pedra“.

“A Bridor ainda aguarda o caráter definitivo do alvará de construção para poder iniciar a obra (caso não haja recursos adicionais). Estes prazos levariam à autorização de construção em 2025, a que se devem somar os dois anos de construção, ou seja, esperar para abrir a fábrica em 2027. Não podemos esperar 10 anos quando os nossos concorrentes alemães levam dois anos para construir uma fábrica”, lamenta Louis Le Duff.

“Nas condições atuais, a Bridor não pode avançar tranquilamente com o projeto da fábrica em Liffré”, salienta o comunicado.

Além do projeto em Portugal, o grupo Le Duff adquiriu em junho uma fábrica em Connecticut (Estados Unidos) e duplicou a capacidade da unidade Bridor Montreal. Para responder à procura na Alemanha e na Europa central está a construir uma fábrica perto de Düsseldorf.

“Estas três unidades representam três mil empregos, 1.800 diretos e 1.200 indiretos” e assim “a Bridor terá capacidade produtiva suficiente para responder à procura, por enquanto”. A empresa tem “50 mil clientes em todo o mundo, entre supermercados premium, restaurantes e hotéis de 4 e 5 estrelas, e continua a crescer”. Está presente em mais de 100 países.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.