Assinar
Sociedade

Marinha Grande é palco da última sessão pública de Jerónimo de Sousa como secretário-geral do PCP

Sessão evoca Álvaro Cunhal no dia em que o líder histórico do PCP faria 109 anos.

foto de rosto de Jerónimo de Sousa
Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

A Marinha Grande vai acolher a última intervenção pública de Jerónimo de Sousa enquanto secretário-geral do PCP, antes da Conferência Nacional do próximo fim de semana.

Esta quinta-feira, 10 de novembro, a partir das 21 horas, o Sport Operário Marinhense é o palco da sessão “Mais força aos trabalhadores – conquistar direitos, transformar o sonho em vida”, evocativa de Álvaro Cunhal que morreu em 2005.

A iniciativa acontece no dia em que o líder histórico do PCP faria 109 anos e realiza-se poucos dias antes de Jerónimo de Sousa, 75 anos, ser substituído por Paulo Raimundo, na reunião do Comité Central do próximo sábado, depois de terminados os trabalhos da Conferência Nacional, na qual o ainda secretário-geral intervirá da parte da manhã.

O dirigente comunista Paulo Raimundo, funcionário do partido desde 2004, é apresentado no “site” do PCP como operário, exerceu vários ofícios, desde carpinteiro e padeiro até animador cultural.

Raimundo vai substituir Jerónimo, “o retrato fiel do operário e a pessoa que melhor representava no parlamento a origem social do PCP”, como o descreveu o antigo deputado António Filipe em 1996, ano em que Jerónimo se apresentou como candidato presidencial.

A proposta de Paulo Raimundo para substituir Jerónimo de Sousa partiu do Secretariado e foi, entretanto, acolhida pela direção comunista, apesar de ter provocado “alguma surpresa” no Comité Central, como admitiu Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa no domingo.

A substituição foi conhecida no sábado passado, através de comunicado enviado pelo gabinete de imprensa do PCP, ao início da noite, que dava conta da iniciativa de Jerónimo de Sousa de colocar a questão da sua saída aos órgãos do partido.

Já no domingo, Jerónimo de Sousa contou, de viva voz, como foi: “Gostaria aqui de reafirmar de viva voz que, como seguimento de uma avaliação própria, resultante de uma reflexão sobre as minhas condições de saúde e as exigências correspondentes às responsabilidades que tenho vindo a assumir como secretário-geral do PCP, coloquei a minha substituição nestas funções.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados