Assinar


Região à Mesa

Mostra de doces conventuais estende-se a novo hotel no mosteiro de Alcobaça

Certame irá acolher este ano “a maior presença de sempre de produtos confecionados em Mosteiro Cistercienses de Portugal, França, Espanha e Brasil”

O certame coincide com a inauguração do Hotel Montebelo, agendada para dia 19, que irá ceder três salas do Claustro do Rachadouro para a exposição CMA

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça decorre entre os dias 17 e 20 de novembro, este ano com a particularidade de ocupar três salas do novo hotel que vai ser inaugurado no mosteiro.

A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três salas do novo hotel, no Claustro do Rachadouro”, anunciou hoje o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Na conferência de apresentação da mostra, Hermínio Rodrigues adiantou que o certame “vai coincidir, no dia 19, com a inauguração do hotel”, denominado Montebelo Mosteiro de Alcobaça, uma unidade de cinco estrelas construída pelo grupo Visabeira.

O evento, classificado pelo autarca como “o maior e aquele que mais visibilidade traz” a este concelho do distrito de Leiria, tem também como novidade o facto de voltar a ocupar a Sala do Capítulo, onde no passado os monges reuniam para decidir questões da vida comunitária e que este ano “irá acolher a maior presença de sempre de produtos confecionados em Mosteiro Cistercienses de Portugal, França, Espanha e Brasil”.

Entre os novos mosteiros presentes no certame, a vereadora da Cultura, Inês Silva, destacou o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja (de Palaçoulo), o Mosteiro Cisterciense de Boa Vista (Brasil) e o Mosteiro de Nuestra Sra. De Alconada (Espanha), que se juntam aos já habituais mosteiros de Santo Tirso, Louriçal, Paços de Ferreira e de Aubergenville (França), cidade geminada com Alcobaça.

Das cornucópias de Alcobaça, aos D. Rodrigo de Portimão ou ao Pudim Abade de Priscos, de Braga, a doçaria conventual nacional e internacional faz-se representar em peso na mostra onde marcam também presença os licores de várias regiões do país e a cerveja belga dos monges de Kerkenrode.

Nesta edição, a autarquia aposta ainda na realização, pela primeira vez, de ‘showcookings’ com ‘chefs’ pasteleiros e numa programação musical envolvendo a Academia de Música de Alcobaça e as sociedades filarmónicas e orquestras ligeiras do concelho.

Interrompida durante dois anos, devido à pandemia de Covid-19, a tradição de projetar no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça um espetáculo de ‘vídeo mapping’ é também retomada nesta edição, em que a organização resgata o primeiro espetáculo produzido, juntando agora à história do concelho os produtos ali produzidos.

A mostra conta este ano com um orçamento de 125 mil euros e as entradas vão manter-se ao preço de um euro.

A expectativa da autarquia é de que, ao longo de quatro dias, a Mostra de Doces e Licores Conventuais ultrapasse os 30 mil visitantes que em média visitam o certame.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.