Assinar


Peniche

Nova derrocada junto ao Forte da Consolação preocupa Câmara de Peniche

A derrocada, que ocorreu há 15 dias, numa extensão de cerca de dois metros, obrigou a reforçar a restrição de acesso pedonal à estrutura.

Forte da Nossa Senhora da Consolação ao por do sol

Uma nova derrocada ocorreu junto ao Forte da Consolação, em Peniche, e está a preocupar a Câmara Municipal por comprometer a estabilidade daquele património.

O presidente da autarquia, Henrique Bertino, afirmou à agência Lusa que a derrocada numa extensão de cerca de dois metros aconteceu há 15 dias, obrigando a autarquia a reforçar a restrição de acesso pedonal ao forte, desde que começou em obras de requalificação.

O autarca pediu a intervenção da Agência Portuguesa do Ambiente, de quem é a responsabilidade, tendo em conta que a derrocada “pode comprometer a estabilidade do forte”.

“Se voltar a chover e a ondulação for alta, a situação agrava-se”, alertou o presidente do município, que defendeu obras de reforço da falésia.

As obras de requalificação do forte para o transformar em centro interpretativo sobre o património geológico e defensivo-militar foram iniciadas em 2020, mas estão paradas há mais de um ano devido a “problemas com o empreiteiro”.

Em 2015, terminaram obras de estabilização da arriba junto ao forte, depois de uma derrocada ocorrida em 2010, que apesar de não ter causado vítimas, obrigou a câmara a pedir ao Ministério do Ambiente uma intervenção com carácter de urgência.

Construído em 1641 com a finalidade de reforçar a defesa de Peniche, no âmbito da estratégia desenvolvida para a linha costeira de Portugal. Em 1947, depois de estar desativado das suas funções militares, chegou a ser ocupado como colónia de férias, tendo sido classificado como Património Nacional em 1978. Em 2018, foi cedido pelo Estado ao município por um período de 25 anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.