Assinar
Cultura

“Police Machine” chega às Caldas da Rainha para falar sobre violência

Espetáculo encenado por Joseph Danan estreia quinta-feira, dia 3, no Teatro da Rainha.

ilustração de mulher com rosto tapado a apontar uma arma

Estreou no México em 2009 e chega agora ao Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, com encenação do próprio autor. “Police Machine”, do dramaturgo francês Joseph Danan, passa-se num cenário suburbano, onde há abusos sexuais, violações, vandalismo, furtos e assassinatos, que vão sendo enquadrados pelo “animador da pista”, Little Joey Joe, vedeta da rádio.

Nesta “máquina policial” são abordadas cenas sucessivas de violência, com o objetivo de levar o público a questionar se deverá a violência ser varrida para debaixo do tapete, e mostrar que a sociedade portuguesa não está isenta da barbárie.

Nas palavras de Fernando Mora Ramos, diretor do Teatro da Rainha, citado em comunicado, “Police Machine” é “uma estranha engrenagem” em que “a violência é a comunicação dominante”, uma “violência que encadeia violências, daí a máquina”.

Em “Police Machine” há carrascos transformados em vítimas, para mostrar que “nem todas as vítimas são inocentes e nem todos os criminosos são automaticamente culpados”. “A violência anda pelas ruas e entra-nos em casa pelos mass media, seja sob a forma subjetiva dos atos individuais, seja sob um modo objetivo e sistémico menos percetível. O que são movimentos tais como “Black Lives Matter”, “Me Too” ou o “Fridays for Future” (Juventude pelo Clima), senão modos de dar resposta a essa violência invisível?”, lê-se em nota de imprensa.

O espetáculo estreia esta quinta-feira, dia 3, às 21h30, no Teatro da Rainha, com texto e encenação de Joseph Danan, tradução de Isabel Lopes e interpretação de Beatriz Antunes, Mafalda Taveira, Marta Taveira, Fábio Costa, Fernando Mora Ramos e Nuno Machado.

“Police Machine” mantém-se em cena até 26 de novembro, sempre às 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha. Reserva de bilhetes e mais informações através dos contactos 262 823 302 e 966 186 871 ou do email: comunicacao@teatrodarainha.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.