É uma oportunidade rara de visitar um dos mais bonitos teatros da região. Uma não, duas: a programação especial que assinala a chegada ao centenário do Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré (será em 2026), está na reta final, prometendo mais dois espetáculos bem díspares nas próximas semanas.
Por um lado, é também a ocasião para ver “O discurso sobre o Filho da Puta”, de Alberto Pimenta, que tem sido levado a palco pelo Teatro da Rainha. A companhia das Caldas da Rainha está este sábado, dia 26 (21h30, 5 euros, M16) na Nazaré com a encenação de Fernando Mora Ramos e composição musical de Miguel Azguime, a partir de um dos raros livros em prosa de Alberto Pimenta, escrito em 1977. É um diálogo interior do pensamento e percorre os diversos tipos de retórica conhecidos, a propósito da variedade de filhos-da-puta aludidos pelo autor.
Depois, a 4 de maio (16h30, M3) vai a palco “O Carnaval dos animais”, uma peça criada e narrada por Susana Henriques a partir da fantasia musical de Camille Saint-Saëns. Os pássaros cantam e animais de orelhas compridas escutam… Tudo graças à mestria dos instrumentos de orquestra, que proporcionam uma verdadeira brincadeira musical.
O ciclo “A caminho do centenário”, que agora termina, é uma organização da Lusitanus Ensemble, com o objetivo de redinamizar o icónico teatro do Sítio da Nazaré.
“O discurso sobre o Filho da Puta” no Teatro Chaby Pinheiro
A histórica sala de espetáculos do Sítio da Nazaré abre portas este sábado, dia 26: o Teatro da Rainha encena um texto de Alberto Pimenta.