Assinar
Cultura

Politécnico de Leiria encerra comemorações do centenário de José Saramago

Sessão tem início às 15h30, na Biblioteca José Saramago, no Campus 2, do Politécnico de Leiria.

Fachada da Biblioteca José Saramago em Leiria

É na única biblioteca do conjunto do Ensino Superior que está incluída na Rede de Bibliotecas José Saramago que o Politécnico de Leiria assinala amanhã, quarta-feira, o encerramento das comemorações do centenário do nascimento do escritor José Saramago.

A sessão começa às 15h30, na Biblioteca José Saramago, no Campus 2 da instituição, com a intervenção da diretora dos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria, Dulce Correia, seguindo-se a comunicação “José Saramago: Literatura, arte e ação”, pelo docente da Cátedra José Saramago da Universidade de Vigo e Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, Carlos Nogueira, e de Fernanda Costa, pela Fundação José Saramago e curadora da exposição “Voltar aos passos que foram dados”.

Essa mesma exposição está patente na Biblioteca José Saramago e teve a intervenção de Bartolomeu de Gusmão, Joana Coelho, Maria Fradinho, Inês de Pinho Gonçalves e Maria Inês Pimenta, artistas plásticos e estudantes do mestrado em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), sob orientação do docente Samuel Rama.

Os intervenientes foram desafiados a criarem um ambiente que inclui campo de cor, desenho inscrito em cada porção cromática, citações manuscritas e as próprias obras de José Saramago, recorrendo ao dispositivo expositivo.

A sessão conta com a participação de duas estudantes da ESAD.CR que participaram na exposição, Inês de Pinho Gonçalves e Maria Inês Pimenta, e a presença da atriz Dora Conde, que fará a leitura de um excerto da obra de Saramago.

O encerramento da iniciativa está previsto para as 17 horas, com a intervenção da vice-presidente do Politécnico, Maria da Graça Poças Santos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados