Assinar

Mensagem de Natal: bispo de Leiria condena “a selvagem invasão da Ucrânia” (com vídeo)

O prelado destaca ainda, na sua mensagem de Natal, intitulada “Luz nas trevas, Paz na terra”, a “agudização das condições climáticas, com risco de irreversíveis danos para todo o planeta”

foto do bispo josé ornelas junto a um presépio
Foto de Arquivo

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima considera que o Natal é celebrado este ano “num quadro mundial dos mais dramáticos dos últimos decénios”, devido ao conflito na Ucrânia e às suas consequências sociais e económicas.

“Entre as sombrias nuvens de trevas e dor que se adensam sobre toda a humanidade e que a todos angustiam” encontram-se, nas palavras de D. José Ornelas, “a selvagem invasão da Ucrânia, com o desumano e visado agravamento do sofrimento e morte de crianças e populações indefesas”, e a “degradação das condições económicas derivadas deste e de outros conflitos, que aumentam o empobrecimento e a miséria em todo o mundo”.

O prelado destaca ainda, na sua mensagem de Natal, intitulada “Luz nas trevas, Paz na terra”, a “agudização das condições climáticas, com risco de irreversíveis danos para todo o planeta, e as correntes de migrantes à procura de sobrevivência e dignidade”.

Apesar deste panorama, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima entende que, no “meio das trevas da violência e da morte, surgem luzes que infundem esperança e mostram novos caminhos para um futuro possível e melhor”.

Nas sua perspetiva, “são geradoras dessa esperança as vozes que se erguem de todo o mundo a condenar a guerra e a destruição; a solidariedade, a mobilização em favor de mudanças radicais nas políticas climáticas e as respostas de dirigentes”, embora “ainda tímidas e escassas”, e os esforços para dar voz e carinho autêntico a crianças e vítimas inocentes de conflitos, misérias e abusos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.