Assinar
Marinha Grande

Museu Joaquim Correia comemora 25º aniversário com exposições e tertúlia

Inaugurado em 5 de dezembro de 1997, está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, celebra o seu 25º aniversário com atividades para toda a família até dia 17 de dezembro, com participação gratuita.

Estão programadas as exposições “Escolas em pandemia”, de Nuno André Ferreira, e “Feminae”, do escultor Paulo Honorato; e uma tertúlia sobre os 25 anos deste espaço museológico e o seu futuro.

O Museu Joaquim Correia “consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande”. Inaugurado em 5 de dezembro de 1997, está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, recuperado e adaptado para receber o valioso espólio artístico do escultor.

É constituído por obras realizadas e doadas pelo autor e família à Câmara a Marinha Grande, “para fruição e enriquecimento do património cultural”.

A exposição “Escolas em pandemia” está patente até dia 11 de janeiro. A convite do Museu Escolar de Marrazes (MEM), o fotógrafo Nuno André Ferreira percorreu 26 escolas de 26 municípios para fazer um retrato da pandemia nos estabelecimentos de ensino. Deste projeto resultou uma exposição itinerante que o município da Marinha Grande recebe agora. O projeto foi apoiado pela Rede Portuguesa de Museus, no âmbito do programa ProMuseus.

A exposição “Feminae”, de Paulo Honorato, está patente até dia 8 de abril de 2024. Paulo Honorato pensa a mulher ao longo do seu ciclo de vida. Esta exposição de oito mulheres de ferro “confronta o público com a sua surpreendente delicadeza e incita-o a refletir sobre a força da vulnerabilidade feminina”. Trata-se de uma parceria com a Escola de Artes e Movimento do SOM, Projetos de Vida Sénior – Universidade Sénior da Marinha Grande

Para o 17 de dezembro, pelas 16h30, está marcada a tertúlia “25 anos do Museu Joaquim Correia, e agora?” No âmbito do tema em debate durante o ano de 2022 nos museus a nível internacional “O Poder dos Museus”, o Museu Joaquim Correia “convida todos os que se quiserem associar a refletir sobre o poder deste museu, do seu espólio, do que representa em termos de identidade local”. Inscrições gratuitas até ao dia 14 de dezembro para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.