Assinar
Marinha Grande

Presépio com 1.500 figuras patente no Edifício da Resinagem na Marinha Grande

Filipe Ferreira volta a apresentar um presépio gigante, com cerca de 60 metros quadrados.

O presépio está patente até 8 de janeira Filipe Ferreira

Cerca de 1.500 figuras de barro e mais de seis mil outras peças integram o presépio gigante patente na Marinha Grande, ocupando cerca de 60 metros quadrados no Edifício da Resinagem.

Criado por Filipe Ferreira, a construção deste presépio na Resinagem é já uma tradição. Este ano, o instalação vai ainda mais longe, apresentando 30 peças mecanizadas que dão vida a 150 figuras. Entre as novidades, destaque para uma nova peça, que representa uma fábrica de vidro com o forno e respetivos trabalhadores, criardo para celebrar o Ano Internacional do Vidro, adianta o autor em comunicado.

Outras alterações são a criação da área das festas e romarias, com “grande renovação na igreja, coreto e arraial”, onde surgem elementos com maior pormenor, novos movimentos e cascatas de água. Também é possível ver o interior do moinho, “com as mós a moerem o trigo”, e também surge na eira um burro, “às voltas para malhar o trigo”. A complementar o lagar de azeite foi criada uma área com oliveiras, com homens a varejar para apanha da azeitona.

Segundo o autor, a construção tem uma intenção educativa, “para que os mais novos vão aprendendo como é que no tempo dos nossos avós se faziam algumas tarefas, que hoje são completamente mecanizadas/industrializadas”.

. Para mim tem sido muito interessante ver a atenção dos mais pequenos às explicações dos pais e avós, por exemplo ao explicar como é que se lavrava a terra, ao verem as vacas com o arado no campo em movimento, ou a explicarem para que servia uma nora e o porquê de o burro andar ali às voltas.

O presépio de Filipe Ferreira fica patente até dia 8 de janeiro de 2023, funcionando de quarta a domingo, entre as 10 e 13 horas e as 14 e as 17h30. Até ao momento, avança o autor, já houve 4 mil visitas.

É também possível participar em visitas comentadas, destinadas a estabelecimentos de ensino, ATL, centros de dia, lares e outras instituições, nos dias 21 e 28 de dezembro. A participação pode ser reservada pelo e-mail servico.educativo@cm-mgrande.pt, indicando o nome da instituição, o dia e hora pretendidos, o nº de participantes, e o contacto telefónico do responsável do grupo, para confirmação da marcação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados