Assinar
Batalha

ASAE desmantela locais de abate clandestino na Batalha e em Silves e detém três pessoas

Locais não estavam licenciados para o efeito e era também aí que se realizava o assamento e parte da comercialização

ASAE apreendeu 47 leitões, um cabrito e um borrego Foto: ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um local de abate clandestino de animais no concelho da Batalha.

De acordo com a informação revelada esta tarde pela ASAE, a Batalha foi um dos três locais visados “diversas ações de fiscalização direcionadas ao abate clandestino de animais, nos concelhos de Silves, Portimão e Batalha”.

Esta operação culiminou, igualmente, na detenção de três pessoas.

Em concreto, a ASAE desmantelou, em Silves e na Batalha, dois locais de abate clandestino. Estes locais não estavam licenciados para o efeito e era também aí que “se realizava ainda o assamento dos animais e parte da respetiva comercialização”.

Alguns dos animais eram “destinados ao consumo em estabelecimentos de restauração nesta época festiva”, no entanto, “sem que os mesmos fossem sujeitos a qualquer inspeção sanitária para despiste de eventuais doenças”, refere a agência em comunicado.

A ASAE instaurou três processos-crime pelo abate clandestino, que configura um crime contra a saúde pública, e apreendeu 47 leitões, um cabrito e um borrego.

Foram igualmente apreendidos utensílios metálicos e embalagens utilizadas para o acondicionamento e transporte dos leitões assados, “dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro”.

No total, o valor das apreensões foi estimado em cerca de 4.350 euros.

Em sequência destes crimes, a ASAE deteve três pessoas e determinou a suspensão total das atividades “não licenciadas e sem condições mínimas” para o seu funcionamento.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.