Assinar
Cultura

Daniel Pereira Cristo leva música tradicional a escolas de Monte Real e Carvide

Na terça-feira, 10 de janeiro, centena e meio de alunos descobrirão a música de raiz portuguesa e vários instrumentos ligados à cultura nacional.

O músico Daniel Pereira Cristo está terça-feira, 10 de janeiro, na região para uma ação de divulgação da música e instrumentos tradicionais junto de alunos das escolas da União das Freguesias de Monte Real e Carvide.

Numa iniciativa da Associação Pinhal d’El Rei, o músico de Braga irá visitar ao longo do dia as escolas EB1 de Monte Real, Serra de Porto de Urso e Outeiro da Fonte (onde participam também alunos da EB1 Carvide).

Segundo o presidente da associação cultural com sede em Monte Real, Bernardo Serrano, algumas das cerca de 160 crianças das escolas da união das freguesias vão desta forma tomar contacto com “a nossa música de raiz e os seus instrumentos”, diversos deles “pela primeira vez”.

A iniciativa integra o Projeto de Divulgação da Música e dos Nossos Instrumentos Tradicionais que a associação cultural Pinhal d’El Rei está a iniciar.

Neste primeiro momento de 2023, Daniel Pereira Cristo, um “estudioso apaixonado dos cordofones e da música tradicional” apresentará às crianças de Monte Real e Carvide “a nossa música étnica, o cavaquinho, o bandolim, a viola braguesa, a gaita de foles e alguma percussão tradicional”.

“Daniel Pereira Cristo apresentará e cantará algumas músicas do seu primeiro álbum em nome próprio ‘Cavaquinho Cantado’, que venceu o prémio Carlos Paredes e do seu mais recente álbum ‘De pernas para o ar'”, antecipa o presidente da direção.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.