Assinar


Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso laranja devido à agitação marítima

Estão previstas ondas de noroeste que poderão atingir a altura máxima de 10 a 12 metros.

Joaquim Dâmaso

Desde as 9 horas desta segunda-feira, dia 16, e até à meia-noite de quarta-feira, dia 18, o distrito de Leiria está sob aviso laranja devido à agitação marítima.

De acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas “ondas de noroeste de 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 10 a 12 metros”.

Na quarta-feira, o nível de alerta deverá subir para o vermelho, devido à previsão de “ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros”.

Para o distrito de Leiria está ainda previsto “vento de noroeste com rajadas de 80 quilómetros/hora”, o que levará ao acionamento do aviso amarelo entre a meia-noite e as 9 horas de terça-feira, dia 17, e entre as 21 horas do mesmo dia e as 6 horas de quarta-feira, dia 18.

Outros 11 distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima, indica o IPMA na sua página de internet.

Os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar, até quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido ao vento.

Nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, o aviso laranja vai ser acionado entre as 3 e as 22 horas de quarta-feira.

Já nos distritos de Faro, Setúbal e Beja, será a partir das 18 horas de terça-feira até às 22 horas de quarta-feira. Prevê-se a emissão do aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco entre as 21 horas de hoje e as 6 horas de terça-feira; no distrito de Coimbra entre as 6 horas de hoje e as 22 horas de quarta-feira; no distrito de Lisboa entre as 9 horas de hoje e as 22 horas de quarta-feira.

Além destes 12 distritos, outros três, Bragança, Viseu e Vila Real, vão estar sob aviso meteorológico amarelo entre hoje e as 6 horas de quarta-feira.

O aviso amarelo do IPMA significa que a situação é de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto no laranja o risco é moderado e elevado, devendo a população seguir as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados