Assinar
Cultura

Museu da Batalha recebe três obras de autores do século XVIII

Empréstimo foi feito pelo Novo Banco, no âmbito do projeto “novobanco cultura”.

fotografia da fachada do Museu da Batalha
CMB

A partir desta sexta-feira, dia 27, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) ganha três novas obras de autores do século XVIII, duas delas de Francesco Zuccarelli (1702-1788) e de Jean Baptiste Pillement (1728-1808).

As novas obras, emprestadas pelo Novo Banco ao museu, retratam “paisagens bucólicas, de grande qualidade estética” e estão integradas no projeto “novobanco cultura”, criado em 2018.

Segundo comunicado da Câmara da Batalha, são já quatro os concelhos no distrito de Leiria que beneficiaram deste projeto, nomeadamente Caldas da Rainha, que recebeu duas obras de José Malhoa; Óbidos, que recebeu uma obra de Josefa de Óbidos; e a cidade de Leiria, que ganhou sete pinturas de David Teniers.

Raul Castro, presidente da Câmara da Batalha, destaca, citado na mesma nota, “a qualidade das obras cedidas ao MCCB que tornarão a visita ao museu da Batalha ainda mais especial”.

O autarca enfatiza o papel cultural bastante relevante que o projeto “novobanco cultura” tem concretizado, “numa lógica de partilha da coleção de pintura desta instituição financeira com a sociedade portuguesa”.

A cerimónia de assinatura do contrato de depósito das obras de pintura realiza-se na sexta-feira, às 12h30, no MCCB, contando com a presença do presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, da administração do Novo Banco, Luís Ribeiro, e da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados