Assinar


Batalha

Assembleia de credores aprova fecho de cerâmica da Batalha com 80 funcionários

Insolvência da empresa localizada em São Mamede tinha sido declarada em janeiro passado.

Value Ceramic

A assembleia de credores da Value Ceramic, no concelho da Batalha, aprovou hoje, no Tribunal de Comércio de Leiria, o fecho da empresa, que conta com 80 funcionários, após terem cessado contrato por caducidade em janeiro cerca de 82.

Na assembleia, foram aprovadas as propostas apresentadas pelo administrador de insolvência, José António Cecílio, que passam pelo “encerramento imediato do estabelecimento da insolvente”, localizado na freguesia de São Mamede, e “o prosseguimento dos autos para liquidação dos bens da massa insolvente”, dado não ter sido apresentado nenhum plano de recuperação da empresa, nem ter sido requerido prazo para a sua apresentação.

Na lista provisória de credores constam 132, a maioria trabalhadores. Já os créditos reconhecidos provisoriamente somam o valor de 10,5 milhões de euros. O maior crédito reclamado é o da Segurança Social, de 4,9 milhões de euros.

A lista definitiva deverá ser apresentada na sequência da deliberação desta sexta-feira da assembleia de credores, sendo previsível um número maior de credores e um valor muito superior de créditos sobre a empresa insolvente, disse à Lusa fonte judicial.

O administrador de insolvência afirmou que “aos trabalhadores, com exceção das indemnizações, não é devida qualquer quantia monetária”, assegurando que “serão pagos os salários até à data de caducidade dos contratos de trabalho ainda em vigor”.

José António Cecílio declarou ainda que este “era um desfecho inevitável devido ao passivo que se foi acumulando ao longo de vários anos”.

Um advogado que representa alguns dos trabalhadores afirmou que, na sequência da deliberação de hoje, “os trabalhadores vão para o fundo de desemprego, sendo que será acionado o Fundo de Garantia Salarial para serem ressarcidos dos créditos laborais que não forem pagos pela insolvente”.

Na página de internet da empresa lê-se que, “numa área de 22.000 m2, a Value dispõe de 182 colaboradores que trabalham para produzir 9.200.000 peças por ano”.

“Presente em mais de 30 países, a Value exporta mais de 95% da sua capacidade”, refere a mesma fonte.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.