Assinar


Marinha Grande

Dois pescadores encontrados mortos no areal da Praia da Vieira

Os corpos foram encontrados na manhã desta quarta-feira e ao que tudo indica os pescadores “terão morrido por afogamento”.

Os óbitos foram declarados no local

Dois homens com cerca de 60 anos foram encontrados mortos hoje de manhã na praia do Areeiro, a sul da Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, disse à agência Lusa a Polícia Marítima.

Segundo o comandante da Capitania da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, na noite de terça-feira, depois das 20h30, estes dois homens saíram para a pesca na zona de Vieira de Leiria.

“Hoje, foram encontrados cadáver no Areeiro, a sul da Vieira, por um agente da PSP reformado, que também estaria à pesca”, acrescentou o comandante.

Mário Lopes Figueiredo adiantou que a família também já tinha dado o alerta para o 112, uma vez que os homens não tinham regressado a casa.

Os corpos foram reconhecidos por um familiar de uma das vítimas, informou ainda o comandante.

“Ao que tudo indica, os homens terão morrido por afogamento, mas só a autópsia irá confirmar”, afirmou Mário Lopes Figueiredo.

O comandante referiu também que as vítimas estariam a praticar a arte de pesca da majoeira, na qual as redes são estendidas a partir de terra até ao mar, numa zona em que os pescadores ainda têm pé.

Segundo comunicado enviado pela Autoridade Marítima Nacional, os homens têm 59 e 64 anos e os óbitos foram declarados no local. Os corpos serão agora transportados para o Instituto de Medicina Legal.

O alerta a dar conta da presença de dois corpos no areal da praia do Areeiro foi dado pelas 9h17. Deslocaram-se ao local a PSP da Marinha Grande, elementos do comando local da Polícia Marítima da Nazaré e os Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria.

Junta de Freguesia e Câmara Municipal publicam notas de pesar

Foi através da página de Facebook que a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria publicou uma nota de pesar pelo falecimento de três vieirenses desde domingo, dia 19.

“Os últimos dias têm sido particularmente difíceis para muitos vieirenses”, começa por escrever a Junta, recordando que o acidente do passado domingo “ceifou a vida de um vieirense”.

Já na manhã desta quarta-feira, dia 22, foram encontrados os corpos de dois homens na praia do Areeiro, que serão também naturais de Vieira de Leiria.

“Endereçamos as nossas condolências às famílias enlutadas, bem como aos muitos amigos que deixaram. António, Beto e João, nunca serão esquecidos”, acrescenta.

Beto Sapateiro e João Silva serão os dois homens que foram encontrados na praia, em Vieira de Leiria, na manhã de hoje. António Leandro perdeu a vida num acidente em São Pedro de Moel.

Entretanto, também o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira expressou “o mais profundo pesar pelo falecimento recente de três vieirenses”.

“A freguesia de Vieira de Leiria ficou mais pobre, perdendo três cidadãos, todos pescadores, que honraram e perpetuaram as nossas tradições e que, por infortúnio, partiram prematuramente”, afirma numa nota de pesar.

O autarca agradece ainda o “contributo de cada um para enobrecer a Arte Xávega e as tradições piscatórias na praia da Vieira”.

(notícia atualizada às 15h15 de 22 de fevereiro de 2023 com notas de pesar)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados