Assinar
Leiria

Mobilis recebe os primeiros elétricos eCitaro entregues em Portugal

Os autocarros Mercedes-Benz eCitaro têm capacidade para transportar 33 passageiros sentados e 44 em pé, e dispõem de cinco tomadas duplas para carregamento de dispositivos móveis

Autonomia entre 280 e 300 quilómetros Agência Foco Criativo

A Rodoviária do Lis acaba de receber os primeiros dois autocarros elétricos Mercedes-Benz eCitaro entregues em Portugal pela EvoBus, destinados ao serviço de transportes urbanos de Leiria Mobilis.

As duas viaturas recém-chegadas à empresa pertencente ao grupo Barraqueiro têm 12 metros de comprimento e estão equipadas com baterias de polímero de lítio, com uma capacidade de 400 kWh e uma autonomia entre 280 e 300 quilómetros.

Com capacidade para transportar 33 passageiros sentados e 44 em pé, dispõem de cinco tomadas duplas para carregamento de dispositivos móveis.

Os módulos da bateria estão localizados no teto e na parte traseira do veículo e, segundo a EvoBus, esta solução permite alcançar uma “eficiência excelente, mesmo em condições desafiantes”. Para contribuir para a redução do consumo de energia, possui sistemas inteligentes como a direção assistida eletro-hidráulica.

Este modelo, “sem emissões locais e silencioso”, vencedor do prémio ETM Best Bus 2022 [Euro Transport Media], “coloca a mobilidade elétrica num novo patamar e incluí sistemas de segurança de ponta”, adianta a EvoBus.

O condutor tem o apoio de diversos sistemas de segurança, como o assistente de travagem para autocarros urbanos, que avisa antes de uma colisão e reage a peões em movimento, ou outro que apoia o condutor em situações críticas com visibilidade limitada nas mudanças de direção.

O veículo disponibiliza ainda um simulador do ruído de um motor a combustível para alertar os peões e controlador que amortece os movimentos de oscilação transversal e longitudinal do veículo em função da condução.

Para uma melhor visibilidade do condutor, os veículos estão equipados com faróis médios e máximos de tecnologia LED, que “permite uma iluminação ampla e precisa da estrada”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.