Assinar


Óbidos

Festival de Chocolate visitado por cerca de 40 mil pessoas nos primeiros três dias

O evento decorre de sexta-feira a domingo, até ao dia 26.

Facebook Festival Internacional do Chocolate de Óbidos

O Festival Internacional de Chocolate, que abriu portas na sexta-feira, 10 de março, na vila de Óbidos, recebeu cerca de 40 mil visitantes nos primeiros três dias do evento, segundo dados da Câmara.

O certame, que se prolonga até ao dia 26, está aberto de sexta-feira a domingo e tem como principal atrativo as esculturas de chocolate, este ano dedicadas a figuras icónicas da banda desenhada.

Nas últimas duas décadas, o festival tem marcado a agenda da vila e por estes dias promete “uma autêntica experiência dos sentidos” para os cerca de 150 mil visitantes que são esperados.

Este ano organizado em torno do tema Banda Desenhada, o evento mantém como principal atração as esculturas “100% em chocolate e esculpidas manualmente ao longo de mais de 200 horas de trabalho”, afirmou o chef Abner Ivan, na apresentação do evento, no início do mês.

“Diretamente dos mais altos prédios de Nova Iorque [nos Estados Unidos] para o Castelo de Óbidos” está confirmada a presença do Homem Aranha, escultura de chocolate a que se juntam “uma doce versão da brasileira Mónica”, os gauleses Astérix e Obélix, Tom e & Jerry, o cowboy Lucky Luque ou o divertido Pateta.

Já o belga Tintin será esculpido ao vivo, ao longo dos dias do festival. Aber Ivan é o responsável pela equipa que dá forma a estas figuras icónicas que estão em exposição na Óbidos Chocolate House.

De acordo com Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, “25 toneladas de chocolate serão utilizadas no certame”, sendo a maior parte destinada às oito grandes esculturas que implicam, cada uma, cerca de 270 horas de trabalho, totalizando 2.160 horas para esculpir as figuras da banda desenhada.

Cinquenta e sete chefs nacionais e internacionais participam nesta edição, que pela primeira vez conta com presença da École Ducasse, uma escola francesa de referência internacional na arte da pastelaria e confeitaria.

Espaços para decorar ‘donutes’, provar chocolate quente, juntar vinhos e bombons ou participar nas atividades para crianças espalhadas por vários locais da vila são algumas da propostas da organização que este ano intensifica também a vertente formativa, com a realização de 70 horas de showcooking ao vivo.

No Salão do Chocolate, instalado na cerca do Castelo, decorrem igualmente os concursos que irão distinguir o melhor bolo de chocolate caseiro, o chocolate ‘rising star’ e os melhores produtos, ementa e cocktail de chocolate.

A Praça de Santa Maria está transformada, durante os dias do festival, na ‘Grand Place do Chocolat’, uma esplanada de inspiração francesa onde os visitantes podem degustar comidas e bebidas “sempre com o chocolate como ingrediente principal” e receber a visita de “glamorosas personagens”, adiantou a organização.

No que toca a exposições a proposta passa pela Estação Melgão, um espaço na cerca do Castelo onde o visitante “é convidado a embarcar numa viagem que o leva da fava do fruto do cacaueiro até ao chocolate” e conhecer as práticas sustentáveis da marca portuguesa que transforma cacau produzido por pequenos agricultores.

Exposições de Banda Desenhada e ilustradores a trabalhar ao vivo são outros dos atrativos do evento que conta com animação nas ruas, oficinas e ateliês para famílias e, como habitualmente, a corrida do chocolate, marcada para dia 25 de março.

Na sua quarta edição a corrida “esgotou hoje as inscrições”, segundo a vereadora do desporto na Câmara de Óbidos, Margarida Reis, precisando que na prova participarão 850 atletas.

O festival conta este ano com um orçamento de 250 mil euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.