Assinar
Cultura

Música, teatro, poesia e encontro internacional de dança em abril no Teatro Municipal de Ourém

A programação do próximo mês do Teatro Municipal de Ourém arranca com um encontro internacional de dança, entre 1 e 4 de abril.

Júlio Resende e Júlio Machado Vaz apresentam "Poesia Homónima" no dia 15 de abril Foto: Mariana Castro

O Teatro Municipal de Ourém (TMO) apresenta em abril mais uma programação diversificada, repleta de nomes nacionais e internacionais.

A programação arranca com a segunda edição de Adagio – Encontro Internacional de Dança, que reúne centenas de alunos e professores, entre os dias 1 e 4 de abril, no palco do TMO, para momentos de competição, apresentações, masterclasses, formações e conversas temáticas.

Entre 5 e 26 de abril, decorre o ciclo “Cinema e Literatura” com a apresentação de quatro filmes de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, Sérgio Tréfaut, Giacomo Durzi e Annie Ernaux. A seleção de filmes integra a programação da Festa do Livro de Ourém.

Ainda no dia 5 de abril, Carlota Castro orienta a oficina “A literatura não se faz com fita métrica”, na qual os participantes são convidados a criar um texto para leitura em voz alta, após 90 minutos dedicados à contextualização teórica e metodológica deste tipo de leitura.

A oficina é gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas até 31 de março, através do email mediacao.tmo@mail.cm-ourem.pt ou do contacto 964 166 517.

Também a poesia está em destaque no mês de abril. Júlio Resende (ao piano) e Júlio Machado Vaz (como dizedor) apresentam o espetáculo “Poesia Homónima”, construído em torno da obra de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares. O espetáculo acontece no dia 15 de abril, às 21h30 (5 euros).

“O urso que não era”, uma produção de Filipa Mesquita e Márcia Leite, vai ser apresentado ao público escolar do concelho no dia 17 , abordando temas atuais como a perda de identidade, a indiferença, a poluição e a destruição da natureza. Trata-se de um espetáculo de teatro de objetos inspirado no livro de Frank Tashlin, apresentado agora em três sessões integradas na Festa do Livro do concelho.

A 20 de abril, o contador de histórias Jorge Serafim narra contos e histórias de todo o mundo em “Contopias”. Às 21h30 na sala principal do Teatro Municipal de Ourém. Os bilhetes custam 5 euros.

Chega também ao TMO, no próximo dia 22 de abril, às 16 horas, o projeto “Uma cadeira na montanha”, produzido pela estrutura casaBranca e com direção de Mónica Samões e José Pelicano. Este projeto de leituras encenadas, destinado a crianças entre os 10 e 12 anos, tem como ponto de partida o livro “O mundo é redondo”, de Gertrude Stein, e contempla a realização de um ateliê sobre linguagem no processo de descoberta, captação e descodificação.

O Dia da Liberdade, 25 de abril, é celebrado no TMO com o concerto “Celebrando Abril com Zeca e Ary”, promovido pela AMBO – Academia de Música Banda de Ourém. Serão apresentados temas de José Afonso e José Carlos Ary dos Santos relativos à Revolução dos Cravos.

O Ciclo Albardeira regressa a 27 de abril para mostrar o resultado da residência artística entre o grupo Victoria (Francisco Madureira e Paulo Lopes) e a artista Neuza Matias. A atuação acontece às 21h30 e os bilhetes custam 5 euros.

A programação de abril prossegue com a conferência e performance “Coreografia em sala de aula”, de João dos Santos Martins, no dia 28, numa escola de Ourém, e o espetáculo “Um gesto que não passa de uma ameaça”, de Sofia Dias e Vítor Roriz, no TMO, a 29 de abril, para celebrar o Dia Mundial da Dança.

Mais informações sobre a programação de abril aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.