Assinar


Pombal

Pombal investe 22,5 milhões de euros em habitação para apoiar cerca de 450 pessoas

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana irá financiar 18 milhões de euros para apoiar 459 pessoas que vivem em condições habitacionais indignas.

Fotografia do topo de edifícios captada de baixo para cima

Cerca de 22,5 milhões de euros vão ajudar a melhorar as condições habitacionais de 193 agregados familiares, correspondente a 459 pessoas no concelho de Pombal, anunciou hoje a autarquia.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou a Estratégia Local de Habitação do município de Pombal, no âmbito do 1º Direito –Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, cujo acordo de colaboração entre as entidades prevê um investimento total de cerca de 22,5 milhões de euros.

Com o objetivo de apoiar 193 agregados familiares, correspondente a 459 pessoas, que vivem em condições habitacionais indignas no concelho, o IHRU disponibilizará um financiamento no montante de 18 milhões de euros, sendo 7,6 milhões de euros concedidos sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis e 10,4 milhões de euros a título de empréstimo bonificado.

Em função das necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados familiares identificados, o município propõe-se promover diretamente várias soluções habitacionais, como reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação.

O acordo de colaboração, agora aprovado pelo IHRU, surge depois de a Câmara de Pombal ter remetido a sua Estratégia Local de Habitação, aprovada em dezembro de 2021, na qual estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes no território.

O documento define ainda as soluções habitacionais nas quais se devem enquadrar todos os pedidos de apoio ao abrigo do 1º Direito.

A autarquia iniciou em 2020 a recolha de dados com vista à elaboração de um diagnóstico que permitisse identificar agregados familiares no concelho de Pombal que residem em condições consideradas indignas para o IHRU.

Concluído o diagnóstico, em julho de 2020, foi elaborada a Estratégia Local de Habitação de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados