Assinar
Porto de Mós

Porto de Mós lança 21 percursos que cruzam natureza, história, gastronomia e grutas

O programa arranca a 12 de março com a Rota dos Veados. Até 25 de junho há mais 20 percursos para descobrir.

pessoa a caminhar no pinhal

Um circuito de 21 caminhadas convida à descoberta de Porto de Mós, no distrito de Leiria, em percursos que atravessam a natureza, história, gastronomia ou geologia das dez freguesias do concelho, entre 12 de março e o final de junho.

O programa Tok’andar vai para a 19.ª edição e, segundo o vice-presidente do município, Eduardo Amaral, assume-se como uma proposta “de turismo ativo e promoção da atividade física para toda a comunidade”, mas também é “a grande forma de promoção do território e, se calhar, de divulgação do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros”. 

Em 2022, o programa atraiu cerca de 2.200 participantes, “de vários pontos do país”:

“São várias as tendências do caminheiro dentro do próprio percurso: há o que vem para andar, o que vem focado na fotografia, na fauna ou na flora ou o que vem simplesmente ouvir usos, costumes e lendas da nossa comunidade”, descreveu à agência Lusa Eduardo Amaral. 

Por isso, uma das mais-valias de Tok’andar é a variedade dos 21 percursos, que totalizam cerca de 210 quilómetros. 

Ao longo dos próximos quatro meses, de dia, mas também de noite, será possível apreciar o património arquitetónico histórico, subir ao ponto mais alto do concelho – o pico do Picoto -, atravessar uma zona húmida protegida Ramsar como a Mata de Mira de Aire, percorrer a rota dos exércitos da Batalha de Aljubarrota, saborear morcela, cheirar alecrim ou entrar nas grutas de Alvados. 

“A diversidade é a grande diferença”, sublinha o autarca, considerando que isso permite “que os vários públicos possam participar”. 

Entre as novidades em 2023, o vice-presidente da autarquia destaca a passagem pelo Juncal, que mesmo estando “já fora do Parque Natural, tem uma zona de pinhal lindíssima”, e cujo percurso inclui a travessia pela quinta pedagógica, na Quinta da Júlia dos Ovos, “onde há burros e uma lagoa com barcos”. 

“Temos também os escuteiros, com uma oferta diferenciadora: um raide dos escuteiros, uma forma diferente de fazer um percurso à noite, com desafios associados”, descreve Eduardo Amaral.

Para concretizar Tok’andar, o município de Porto de Mós estabeleceu parcerias com 21 entidades locais.

“Durante o tempo de pandemia, os clubes e associações sofreram alguma dificuldade. Esta é uma forma de se voltarem a reorganizar. Este acaba por ser um projeto de revitalização da comunidade”, através “da promoção do território e da paisagem natural e dos recursos que temos”. 

O programa arranca a 12 de março com a Rota dos Veados, com partida da Cabeça Veada. O encerramento é no dia 25 de junho com “Todos por todos”, no centro de Porto de Mós.

Para incentivar a participação, que não tem custos, o município e as 21 entidades parceiras emitem um passaporte de caminheiro com informações sobre cada percurso. O registo dá direito a várias recompensas a partir da quinta participação no Tok’andar. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados