Assinar
Ambiente

Problemática dos plásticos deixados nas praias é tema para exposição em Peniche

Mostra da bióloga marinha Ana Pêgo abre ao público no dia 30 de março, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

Plasticus Maritimus

“Plasticus maritimus é uma espécie exótica e invasora que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. Caracteriza-se pela sua infinidade de formas, cores e dimensões e por representar uma grande ameaça para a fauna marinha e, por consequência, para o Homem”. A descrição faz parte da exposição “Plasticus maritimus, uma espécie invasora”, sobre os plásticos deixados nas praias que esta quinta-feira, dia 30, fica patente na sala Berlengas da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche.

A exposição de Ana Pêgo pretende sensibilizar os visitantes para a problemática dos plásticos deixados nas praias e para a ameaça que representam para a humanidade. Trata-se de uma iniciativa que integra a Agenda Cultural do Politécnico de Leiria e a programação do I Festival de Reservas da Biosfera da UNESCO e que começa na quarta-feira, dia 29, com uma aula aberta a toda a comunidade, entre as 11 e as 12 horas, no auditório da ESTM.

Chamando a atenção para o facto de os exemplares apresentados na mostra serem “apenas uma pequena amostra das capturas realizadas ao longo dos anos nas nossas praias”, a exposição está organizada sob forma de coleções e, em alguns casos, por conjuntos de cores. O objetivo é sensibilizar os visitantes para o problema, e incentivá-los a promover boas-práticas nas praias.

Ana Pêgo estudou Biologia Marinha e Pescas e trabalhou vários anos em projetos de investigação na Universidade do Algarve e no Laboratório Marítimo da Guia (Mare/FCUL), em Cascais. Desde 2012, dedica-se a projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos. Em 2015, criou o projeto Plasticus maritimus, no âmbito do qual realiza oficinas, formações e exposições por todo o país e no estrangeiro. Em 2018, escreveu o livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora”, com Isabel Minhós Martins. A obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura e está editada em 11 idiomas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.