Assinar
Caldas da Rainha

Crianças das Caldas da Rainha e outras 200 cidades do mundo unidas em defesa da bicicleta

O Kidicaldas começa na zona do estacionamento da Expoeste, com um percurso que passa por escolas e termina com um piquenique

Em 2022 foi assim o Kidicaldas Foto: Cinema e Tal

A cidade das Caldas da Rainha é a única do distrito de Leiria entre as 200 de todo o mundo que em maio participam no evento Kidical Mass, que pretende destacar a urgência de dar prioridade ao uso de bicicletas.

A Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento global que procura “responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos ativos nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas”.

As Caldas da Rainha estão envolvidas neste movimento através do Kidicaldas, um percurso de bicicleta para crianças e adultos, “cujo objetivo é incentivar o uso da bicicleta nas suas deslocações diárias”, exigindo a melhoria das infraestruturas, “principalmente nas envolventes escolares”.

O evento decorre em mais de 200 cidades do globo, de forma simultânea, incluindo diversas localidades em Portugal, entre 5 e 8 de maio, sob o lema “Espaço para a próxima Geração”. Nas Caldas da Rainha acontece no sábado, dia 6, e conta com a presença de “adultos experientes no uso da bicicleta em meio urbano”.

O Kidicaldas tem início às 15h00, na zona do estacionamento da Expoeste, junto às árvores, com um percurso que passa por escolas da cidade e termina com um piquenique e diversas atividades no Parque Dom Carlos I, pelas 16h15.

“Este é um encontro construtivo, informal, divertido, seguro e respeitador, onde todos os tipos de bicicletas são bem-vindas”, refere a organização, destacando que “a mobilidade é um direito fundamental para os adultos, mas também o é para as nossas crianças e jovens. As ruas também são delas”.

A iniciativa é organizada por Luís Vieira e Susana Simplício, em conjunto com as associações de pais, mães e encarregados de educação das Caldas da Rainha (Raul Proença, D. João II e Bordalo Pinheiro) e com a Ecosprint – AECO Escola de Ciclismo do Oeste.

Conta ainda com o apoio da Câmara das Caldas da Rainha, Bikezone, Bicisport, Cinema e tal, AERP – Agrupamento de Escolas Raul Proença, Cruz Vermelha e Museu de Ciclismo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados