Assinar
Mercado

De Leiria para o mundo: Sound Particles volta a inovar com o primeiro sintetizador 3D

Até 15 de abril, o SkyDust3D está a ser apresentado na maior feira mundial da indústria do áudio, nos Estados Unidos da América.

foto de Nuno Fonseca, ceo da sound particles, no estúdio de criação da empresa
Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles Foto: Joaquim Dâmaso

Um mundo de possibilidades criativas abre-se a produtores, compositores, teclistas, dj e outros profissionais da música com o produto que a Sound Particles acaba de lançar.

A tecnológica de Leiria criou o primeiro sintetizador 3D – o SkyDust3D – permitindo que desde o início do processo criativo se explorem todas as possibilidades de som estéreo e espacial, com “uma variedade de funcionalidades de última geração e uma interface de fácil utilização”, explica a empresa em nota à imprensa.

O Skydust3D já está disponível no website da Sound Particles

O software foi dado a experimentar ao conhecido compositor e instrumentista Jean-Michel Jarre. Na mesma nota, a tecnológica cita o artista que assumiu estar perante algo revolucionário por que aguardava há muito tempo: “o primeiro instrumento musical para som imersivo”.

Jean-Michel Jarre admite que o SkyDust3D vem alterar as regras do jogo, algo que que o próprio Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles, também sublinha: “Este sintetizador não mudará apenas a forma como a música é criada, mas também fornecerá aos artistas um novo mundo de possibilidades criativas. Acreditamos que se trata de um momento decisivo na evolução da tecnologia musical e estamos orgulhosos em escrever um novo capítulo da História”.

O SkyDust3D está disponível desde ontem, 12 de abril, no website da Sound Particles. Até ao próximo dia 15, está também a ser mundialmente apresentado na NAMM Show, a maior feira mundial da indústria do áudio, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Imagem da interface do software

Em fevereiro deste ano, Nuno Fonseca já tinha levantado um pouco o véu deste produto inovador da Sound Particles, no suplemento TICE que o REGIÃO DE LEIRIA publica anualmente.

Paralelamente ao sintetizador 3D, a empresa encontra-se a desbravar outros caminhos no domínio do som imersivo, depois de ter revolucionado a indústria do áudio e colocado o software de Leiria a ser utilizado por grandes companhias de videojogos e em grandes produções dos estúdios de Hollywood como o Dune, Game of Thrones, Frozen II, Star Wars 9 e o Gato das Botas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados