Assinar
Cultura

Filme realizado no concelho de Alcobaça estreia este mês na RTP1

Antes da estreia na RTP1, “Jogos de Enganos” é exibido no Cine-Teatro de Alcobaça, dia 20 de abril.

Gravado durante a pandemia no concelho de Alcobaça, o filme “Jogos de Enganos” chega este mês às televisões portuguesas e à tela do cinema.

No próximo dia 20 de abril, o Cine-Teatro de Alcobaça exibe, às 20h30, a película realizada por Rita Barbosa e produzida pela Ukbar Filmes. Há ainda duas sessões para o público escolar, às 10h30 e às 14h30. A entrada é gratuita nas três.

A 26 de abril, o filme estreia na RTP1 e fica disponível na RTP Play.

Realizado a partir da obra “Pequenos burgueses”, de Carlos Oliveira, o filme passa-se em 1943 e retrata a história de uma família de bons costumes, que entra em crise ao ver arruinado o seu extenso pomar de maçãs.

“Delgado, um rico industrial do Norte, acaba de chegar à vila aparentemente bem intencionado. Desesperados por manter as aparências, o Major e D. Lúcia apresentam-no à sua inocente e lunática filha, Cilinha, que pouco se interessa senão em ter aulas de canto. Aliciando-o com a perspetiva de um rico dote, o casal só não sabe que Delgado não é bem quem aparenta ser”, lê-se na sinopse do filme.

A trama foi filmada em vários locais do concelho: na Quinta do Cidral (Vestiaria), em Chiqueda, Aljubarrota e São Martinho do Porto. Contou também com a participação de figurantes locais, explica a autarquia em nota de imprensa.

Para a vereadora da Cultura, Inês Silva, trata-se de um projeto “particularmente interessante, porque se baseia em obras literárias de autores portugueses”. E, acrescenta, é “uma forma de dar a conhecer narrativas ficcionadas” às gerações mais novas, incentivando à leitura.

Além disso, é um projeto “que valoriza a realização por mulheres”, sendo que “ainda há um desequilíbrio entre o tratamento que se dá um autor e a uma autora”.

Outro aspeto importante, aponta, é a valorização do património cultural de Alcobaça e a valorização das áreas culturais literatura e cinema, que são uma aposta do município.

Este filme integra a segunda temporada da série da RTP1 “Contado por mulheres”, que dá a conhecer cinco filmes rodados entre março e agosto de 2021, em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas autarquias, do programa Garantir Cultura e do PIC Portugal.

Para a produção dos telefilmes, realizados por cinco mulheres, foram escolhidas obras de autores portugueses: “Serpentina” de Mário Zambujal, “Pequenos Burgueses” de Carlos de Oliveira, “Contos Vermelhos” de Soeiro Pereira Gomes, “Há-de haver uma lei” de Maria Archer e “Alcateia”, também da autoria de Carlos de Oliveira.

Além de Alcobaça, participam neste projeto os municípios de Oliveira do Hospital, Mirando do Corvo Tomar e Cantanhede.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.