Assinar


Ambiente

Região de Leiria mantém 21 praias com Bandeira Azul

Cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul tem lugar a 1 de junho, na praia do Mar, em Caldas da Rainha

Praia do Mar, de Caldas da Rainha, foi escolhida para receber a primeira Bandeira Azul Foto: CMCR

A lista de praias galardoadas com Bandeira Azul mantém-se inalterada este ano no distrito de Leiria e concelho de Ourém, e volta a incluir três embarcações de ecoturismo da Nazaré.

Distinguidas pela primeira vez no ano passado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), S. Pedro de Moel e Praia Velha, no concelho da Marinha Grande, voltam a juntar-se às do Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão-Centro e Pedrógão-Sul (Leiria), Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré e Salgado (Nazaré), Agroal (Ourém), Foz do Arelho – Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha), Bom Sucesso e Rei Cortiço (Óbidos), Baleal Norte, Baleal Sul, Cova de Alfarroba, Gâmboa, Medão Supertubos, Consolação e S. Bernardino (Peniche)

Estacionadas na Marina da Nazaré, Argus, Bennu e Roaz são três embarcações distinguidas.

A lista nacional das zonas balneares com reconhecida qualidade de água foi divulgada no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, esta quinta-feira e inclui 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios.

Na cerimónia, o presidente da ABAE, José Archer, destacou o facto de Portugal ser, no que toca a praias do interior, “o segundo país do mundo com maior número de praias galardoadas”.

“Estamos logo a seguir a França, que tem outra realidade e dimensão, e muito acima de Espanha”, disse, citado pela agência Lusa, referindo que foram galardoadas 47 praias fluviais, menos três do que no ano passado.

O responsável reconheceu que se trata do “reflexo do esforço das comunidades e autarquias do interior” relativamente à aposta na Bandeira Azul.

José Archer lembrou, igualmente, que este ano houve menos praias do interior galardoadas tendo em conta a seca e os incêndios ocorridos em 2022.

“No ano passado tivemos um verão extremamente complicado no interior, o que afetou algumas recandidaturas, mas mesmo assim continuamos a crescer só de praias, zonas balneares, já estamos perto das 400”, disse, lembrando que há dez anos este número rondava as 200.

Além da qualidade da água e espaço (ordenamento), a Bandeira Azul premeia ainda as condições de segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, em 1 de junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, em 15 de junho.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.