Assinar
Sociedade

Semana da Interculturalidade assinalada com várias atividades no distrito de Leiria

Até 16 de abril, a interculturalidade é celebrada com exibição de documentários, caminhadas, residências artísticas, entre outras atividades.

Entre esta segunda-feira, dia 3, e domingo, dia 16, assinala-se a Semana da Interculturalidade, desenvolvida desde 2014 pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal.

Este ano o distrito de Leiria volta a associar-se às comemorações da efeméride que, entre outros objetivos, pretende sensibilizar a comunidade para o combate à pobreza e exclusão social e incentivar à criação de sinergias locais.

A data é assinalada em vários concelhos do distrito com mais de dez atividades, entre residências artísticas, divulgação de cartazes, depoimentos, ações de sensibilização, apresentação de documentários e muito mais.

Já hoje, há uma ação de formação sobre história e cultura cigana no Mercado de Santana, organizada pela InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, pela Associação Ribaltambição e pela Câmara de Leiria. A ação acontece entre as 14 e as 17 horas.

Entre esta segunda-feira, amanhã e quarta-feira, o Agrupamento de Escolas de Marrazes acolhe um conjunto de residências artísticas interculturais alusivas ao projeto “Nesta casa cabemos todos – despir os preconceitos, vestir a inclusão”.

A Biblioteca Municipal da Nazaré é palco da hora do conto entre 3 e 14 de abril. Vai ser apresentado o livro “Café com leite” de Isabel Magalhães, destinado às crianças do pré-escolar das IPSS do concelho da Nazaré. A atividade acontece às 10h30, mediante inscrição prévia.

No dia 11 de abril é apresentado pelas 9h30 o documentário “Portugal é que me escolheu”, no âmbito do Plano Local de Cinema. O local está ainda por confirmar.

No mesmo dia, a InPulsar exibe na sede sede do projeto Redes na Quint@-E8G, em Leiria, o documentário do projeto “Aqui Mundos” sobre jovens estrangeiros não acompanhados. A atividade volta a repetir-se no dia 12, no Mercado de Santana, às 15 horas.

Ainda no dia 12 de abril, o gabinete do Bairro Municipal Mãe d’Água, na Nazaré, exibe o documentário “Dom Kalins”, realizado pelas crianças e jovens que frequentam o ateliê “O nosso clube”. Segue-se um momento de debate e de criação de um cartaz alusivo ao tema. A atividade acontece entre as 14 e as 16 horas.

A programação inclui ainda um lanche internacional para potenciar o convívio entre os alunos de diversas nacionalidades que frequentam as três turmas de Português Língua de Acolhimento A1, promovidas pela FOR-MAR, na Nazaré. O evento tem lugar no edifício da antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores, na Nazaré, pelas 18 horas.

A 14 de abril, a rádio 94FM, em Leiria, emite às 12 horas o programa “Sou InterCOOLtural”, dinamizado por jovens de diferentes nacionalidades. Depois, às 15 horas, a InPulsar mostra o documentário “Sob o Mesmo Céu”, que aborda as temáticas da imigração e do bullying. Para ver na sede do projeto Giro ó Bairro, em Leiria, às 15 horas.

Entre as 14h30 e as 16 horas, a instituição Os Malmequeres, em Leiria, organiza o ateliê “Danças no Mundo”, no qual os participantes – utentes daquela instituição e da Academia Cultural e Social da Maceira – são convidados a aprender a dançar diferentes ritmos.

O concelho de Pombal assinala ainda a data com a exposição “Migração: Que mitos?”, organizada pelo município de Pombal, pelo Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal, o Programa Escolhas – 3ESC.E8G, e o CLDS 4G, no Teatro-Cine de Pombal, no dia 14, às 16 horas.

Depois, às 17h30, há “Cordas & Timbres” no mesmo local, e pelas 18h30 uma mostra gastronómica intitulada “Identidades e Iguarias”.

No dia 16 de abril realizam-se três caminhadas pela interculturalidade, no Parque Verde do Nabão, em Ansião, no concelho de Leiria e no concelho de Pombal.

Consulte o programa completo aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.