Assinar
Música

Há um quinto disco inspirado na viagem cantada pelas Ninfas do Lis

“Itinerantur” é apresentado ao vivo este domingo, dia 25, às 16 horas, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia.

Coro de Leiria apresenta “Itinerantur” este domingo, dia 25, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia

Chama-se “Itinerantur”, que em latim quer dizer viagem, e é o quinto disco das Ninfas do Lis. O álbum sucede a “Sing & Swing” (2022) e é apresentado em concerto este domingo, dia 25 de junho.

O trabalho resume 19 anos do coro feminino de Leiria com um conjunto de 13 peças multidimensionais, explica o maestro Mário Nascimento. Primeiro porque faz “uma viagem em termos geográficos”, percorrendo “compositores e canções tradicionais de vários países: Portugal, Espanha, Alemanha, Noruega, Inglaterra, Ucrânia, Brasil, Japão, e também uma peça em dialeto africano”. E é, também, “uma viagem temporal ”, porque vai desde o Renascimento, passando pelo Romantismo, até ao século XX.

“Por esse motivo percorre diversos estilos, desde música erudita até a música tradicional, do qual foram feitos arranjos, digamos, eruditos, e mesmo algumas músicas de um contexto mais pop, digamos assim”.

Mas a viagem talvez mais importante seja mesmo a que representa a história das próprias Ninfas do Lis. É que “Itinerantur” reúne peças cantadas desde o primeiro ano de existência do coro até 2022.

O concerto do Centro de Diálogo Intercultural – Igreja da Misericórdia de Leiria (16 horas, entrada livre), servirá também para levantar o véu do próximo projeto, já em preparação: um disco com temas de José Afonso, rearranjados por Mário Nascimento, que sairá apenas em 2024.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.