Assinar
Marinha Grande

João Brito substitui Ana Monteiro na presidência da TUMG

A anterior presidente da transportadora municipal denunciou alegadas irregularidades e ilegalidades na empresa.

João Brito (+MpM), vereador da Câmara da Marinha Grande, é o novo presidente do conselho de administração da TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande e Pedro Jerónimo o novo administrador executivo da empresa.

A decisão foi tomada esta sexta-feira, 2 de junho, numa reunião extraordinária do executivo, depois de Ana Monteiro, vice-presidente da Câmara da Marinha Grande e, nos últimos 17 meses, presidente da transportadora municipal, ter deixado o cargo.

A autarca denunciou alegadas irregularidades e ilegalidades na TUMG, imputadas à gestão da anterior administradora executiva, Fátima Cardoso.

As suspeitas foram conhecidas na última segunda-feira, 30 de maio, no âmbito do processo de exoneração de Ana Monteiro, discutido em reunião de câmara.

Na ocasião, em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Fátima Cardoso disse desconhecer “por completo o teor do pedido de exoneração”. “Depreendo estar a ser acusada, mas não me foi facultada qualquer documentação”, afirmou.

Ontem, num comunicado enviado às redações, explicou que foi através de um e-mail, recebido ao final da tarde de quarta-feira, 31 de maio, que soube que, a partir do dia seguinte, 1 de junho, cessaria funções.

“Ontem [quarta-feira], pelas 19h22, rececionei um e-mail do presidente da Câmara Municipal a informar que cessaria funções, na qualidade de administradora, hoje [quinta-feira], 1 de junho de 2023”, explica Fátima Cardoso.

A anterior administradora da TUMG sublinha que “desconhece quais os fundamentos que estão na génese de tal acusação”, mas já solicitou, num requerimento dirigido ao presidente da Câmara, que seja facultada a documentação.

Fátima Cardoso garante que todos os documentos “serão imediatamente remetidos às entidades competentes, Tribunal de Contas, Ministério Público e Inspeção-Geral de Finanças, para que iniciem de imediato uma auditoria às contas da TUMG”.

No comunicado, afirma ainda que irá agir judicialmente para “defesa da sua honra, idoneidade, bom nome e consideração”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados