Assinar
Leiria

Leiria recorda o dia de 1969 em que a oposição à ditadura se reuniu em São Pedro de Moel

Debate junta Henrique Neto, Joaquim Vieira e Fernanda Rollo na Biblioteca de Leiria, esta quarta-feira, 14 de junho.

A 15 de junho de 1969, São Pedro de Moel recebeu um encontro que juntou as principais linhas de pensamento político de combate à ditadura em Portugal. A reunião foi liderada por Vasco da Gama Fernandes e José Henriques Vareda, figuras destacadas da oposição em Leiria, e tinha como objetivo encontrar uma plataforma de entendimento para as eleições agendada para outubro daquele ano.

A relevância histórica e política dessa reunião é recordada e analisada esta quarta-feira, 14 de junho (18h30, entrada livre), numa sessão na Biblioteca Municipal Afonso Lopes em Leiria.

O encontro é organizado pela comissão executiva de Leiria para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e vai contar com a presença do empresário e ex-deputado Henrique Neto, do jornalista Joaquim Vieira e da historiadora Fernanda Rollo.

Henrique Neto e Joaquim Vieira, ambos opositores ao regime e alvo de vigilância por parte da PIDE/DGS, vão falar das suas experiências enquanto testemunhas diretas daquele tempo, com a particularidade de o primeiro ter participado no encontro de São Pedro de Moel. Fernanda Rollo, por seu lado, partilhará conhecimentos decorrentes do trabalho académico desenvolvido sobre a ação do Estado Novo e as lutas da oposição.

O debate terá moderação da jornalista Alexandra Barata e, segundo a organização, nele serão lançadas questões como: “As ideologias ainda são o farol pelos quais os partidos políticos se orientam e se apresentam ao eleitorado? Essas ideologias permanecem autónomas ou há momentos em que a unidade se torna justificada?”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados