Assinar
Leiria

Projeto de e-scooter garante prémio a alunos do Politécnico de Leiria em concurso nacional

O protótipo integra “um conjunto de soluções de segurança ativas e passivas para os utilizadores, bem como soluções integradas com aplicações móveis para a melhoria da experiência do utilizador”

A equipa do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria conquistou o 3º lugar da categoria “Cocriação” na Semana Nacional do Empreendedorismo 2023, com o projeto Smart & Sustainable Micromobility, que envolve um protótipo de e-scooter “e o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a micromobilidade inteligente”.

O protótipo integra “um conjunto de soluções de segurança ativas e passivas para os utilizadores, bem como soluções integradas com aplicações móveis para a melhoria da experiência do utilizador”, explica a instituição de ensino num comunicado sobre a iniciativa, que decorreu recentemente no Politécnico do Cávado e do Ave.

Além de um prémio pecuniário, a equipa recebeu uma experiência de mobilidade internacional de quatro dias na Technological University of the Shannon, em Limerick, Irlanda, com o financiamento comunitário do projeto Link Me Up – 1000 Ideias.

Os prémios de cocriação integram-se no projeto Link Me Up – 1000 Ideias, que tem como objetivo unir estudantes, docentes e empresários e entidades públicas ou privadas na resolução de problemas reais e desafios colocados por organizações e empresas, através da cocriação de inovação com a metodologia Demola.

O Link Me Up – 1000 ideias é um projeto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de norte a sul do país.

O 1º prémio de “Cocriação” foi atribuído ao Politécnico de Coimbra com o projeto Carelinker. O Prémio Poliempreende Internacional foi ganho pelo IF Espírito Santo, com o projeto Bio-insumos Microbiológicos, e o Poliempreende Nacional/Prémio Comendador Rui Nabeiro (1.º Lugar) foi atribuído ao Politécnico de Viseu, com o projeto Pit o´gram.

O projeto Smart & Sustainable Micromobility integrou duas estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, um estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, uma estudante de Relações Humanas e Comunicação Organizacional e uma estudante de Terapia Ocupacional do Politécnico de Leiria, assim como dois estudantes da Université Polytechnique Hauts-de-France, de Valenciennes.

Os facilitadores da equipa foram dois docentes de Engenharia e Gestão Industrial, Marcelo Gaspar e Jorge Siopa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.